No Núcleo Penha – Rio/RJ, alunos do projeto Vôlei em Rede se divertem em jogos alternativos de vôlei
[caption id="attachment_11488" align="alignleft" width="300"] Vôlei Cego é jogado com uma bola de plástico para garantir tempo de resposta[/caption]
No dia 27 de setembro, os alunos do Núcleo Penha – Rio/RJ brincaram de forma diferente na Escola Municipal Presidente Eurico Dutra, sede do projeto Vôlei em Rede. Foram 20 alunos da categoria Mini 4x4 e 25 da Mini 3x3, que puderam jogar diferentes modalidades lúdicas e divertidas de vôlei, tendo os alunos mais experientes como auxiliares para os mais novos, praticando o respeito e a autonomia.
A primeira brincadeira foi o voleibol gigante, com bolas de plástico bem maiores que uma bola normal. Enquanto isso, os outros alunos jogavam o vôlei cego – uma cortina na rede tampava o outro lado, e um time não via o outro. “Para dar mais tempo de resposta e para que se mantivesse sendo uma brincadeira, a gente fez com bola de plástico, que tirava a velocidade, e no caso do vôlei cego, só era vista depois que passava da rede ”, contou o professor do núcleo, Fernando Mattos. Ele também falou sobre a cooperação entre equipes misturadas de Mini 4x4 e Mini 3x3, além de autonomia para manter o funcionamento das quadras entre os alunos.
Em seguida, as meninas e meninos jogaram a queimada de cinco bolas, e depois as turmas se dividiram em jogos de vôlei normal. Para encerrar a tarde de brincadeiras, os alunos levaram refrigerantes e salgadinhos para fazer um delicioso lanche comunitário. A aluna Pâmela Oliveira da Silva, 14 anos, da categoria Mini 4x4, disse que gosta muito desse tipo de evento: “É muito legal quando juntam as três turmas, pois tenho contato com os alunos do outro turno. Mas o melhor foi a torta de chocolate do professor!”, contou.
Fotos: Divulgação IC
Parceiros Institucionais: Uptime, Stone, Sextante e Delírio Tropical.
Parceiros dos Núcleos Rio/RJ do projeto Vôlei em Rede: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro/RJ e, via Lei Federal de Incentivo do Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Enauta e Stone.