Empoderamento feminino é tema do evento Mulheres em Destaque no Rio/RJ
[caption id="attachment_11891" align="alignright" width="300"] Professora do Núcleo Coelho Neto, Cristiane Europeu, promove a segunda edição do evento Mulheres em Destaque[/caption]
A professora do Núcleo Coelho Neto, no Rio/RJ, Cristiane Europeu, mobilizou alunos, docentes, equipe pedagógica e direção da Escola Municipal Monte Castelo, sede do projeto Vôlei em Rede, a trabalharem o tema empoderamento feminino. Ela convidou três grandes mulheres, que representam inúmeras outras, na luta pela igualdade de gêneros: a bicampeã Olímpica de voleibol, Fabiana Alvim; a engenheira de produção e atuante no mercado financeiro, Katharyne Caiaffa; e a professora de português e literatura, Fabiana Europeu. Estas questões são tão cruciais que constituem um dos grandes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), entre outros que o Instituto Compartilhar se compromete a ajudar alcançar. Intitulado como Mulheres em Destaque, o evento aconteceu no dia 05 de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e contou com cerca de 250 pessoas.
[caption id="attachment_11892" align="alignleft" width="300"] Engenheira de produção, Katharyne Caiaffa (à esq.), é também voluntária do Instituto Compartilhar por meio do projeto no Rio/RJ[/caption]
Essa não é a primeira edição do evento. Em 2018, Mulheres em Destaque foi evidenciado no Relatório Anual do Instituto Compartilhar como ação que contribuiu com os ODS na ONU (clique aqui para ver). Mais uma vez, os resultados foram positivos, com falas significativas das três convidadas sobre a vida, carreira e dificuldades que enfrentam ou já enfrentaram no ambiente de trabalho por serem mulheres. “Elas demonstraram que nós mulheres podemos ser o que quisermos”, afirmou a aluna do projeto Vôlei em Rede, Tábata da Silva, 14 anos. Para a colega Emanuelly, o assédio feminino foi um dos assuntos que chamou bastante a atenção. Já a aluna Jennefer Victória da Silva destacou a abordagem e a atenção das convidadas, e ficou bastante satisfeita com os exemplos reais expostos nas apresentações.
[caption id="attachment_11894" align="alignright" width="225"] Profª Cristiane Europeu (ao centro), coordenadora local do projeto Vôlei em Rede, Núcleos Rio/RJ, Renata Regis (à esq.) e Profº convidada de português e literatura Fabiana Europeu (à dir.)[/caption]
“É muito bom levar aos nossos alunos experiências e palavras de empoderamento e aumento de autoestima. É um tema que envolve a todos, não só as mulheres, mas aos homens também que, pelo menos, tem uma figura feminina em casa (mãe, tia, irmã, avó, etc.) que fazem parte de suas vidas e merecem todo o respeito”, afirmou a professora Cristiane. Uma das convidadas, a Katharyne, além de se dedicar na carreira empresarial, é extremamente motivada a realizar trabalhos voluntários e foi justamente assim que sua relação com o Instituto Compartilhar começou. “Foi muito gratificante. Obrigada pelo convite, adorei o evento! Foi muito bom mostrar para elas (crianças) que existem caminhos no esporte, na engenharia, medicina...”, disse Katharyne, que também é fã de voleibol. Para Fabiana Europeu foi uma oportunidade especial: “Transmitir que todos podemos sonhar, idealizar e conquistar é fundamental para o processo de formação do ser humano. Nossos objetivos devem nascer das nossas paixões. Espero ter contribuído para valorização do potencial de cada um”.
[caption id="attachment_11893" align="alignleft" width="225"] Bicampeã Olímpica, Fabi Alvim, passa mensagem de incentivo a meninas e meninos do projeto Vôlei em Rede[/caption]
Em especial, a participação da bicampeã Olímpica e comentarista esportiva, Fabiana Alvim, possibilitou aos alunos do projeto Vôlei em Rede um momento de tietagem. “Eu acho que pequenas atitudes fazem a diferença, pequenas mudanças de comportamento, de incentivo... Tentei falar muito para os meninos a questão do estímulo para as meninas, estimular quem está do lado, ter respeito, solidariedade... E para as meninas o altruísmo, de acreditar em si! Ninguém vai dizer onde temos que estar, nós somos donas das nossas vidas”, explicou Fabi. Para o diretor adjunto da escola, o professor Rodrigo, que parabenizou Cristiane pela iniciativa, o evento é extremamente importante tendo em vista a luta histórica das mulheres em conseguir espaço e reconhecimento em todas as áreas da vida.
O Instituto Compartilhar é signatário do Pacto Global da ONU e ajuda a construir um futuro melhor para as próximas gerações por meio da prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Fotos: Divulgação IC.
Parceiros Institucionais: Uptime, Stone, Sextante e Delírio Tropical.
Parceiros do projeto Vôlei em Rede, Núcleos Rio/RJ: Prefeitura Municipal do Rio, Fundo RJZ e, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Enauta e Stone.