R$0.000
Meu desempenho na escola melhorou, porque aqui aprendemos a respeitar e ajudar o outro. Aluno da categoria Mini 3x3

METODOLOGIA

COMO TRABALHAMOS?

A Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol é baseada no processo de iniciação da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) chamado de Minivôlei. Este método vem sendo aprimorado pelos nossos profissionais que atuam no Programa Socioesportivo, com o foco de priorizar a transmissão de valores do esporte e não a formação de atletas.

Princípios:
– Ludicidade;
– Adaptações de espaço e número de participantes;
– Elaboração de atividades com recorte de jogo;
– Inserção de valores em todos os momentos.

Dá até para imaginar o cenário estimulante: quadras e redes em tamanhos reduzidos, bola mais leve, menor número de jogadores e regras adaptadas, respeitando fases motora e psicossocial dos alunos. Com atividades lúdicas e que ficam mais complexas ao longo do tempo, a metodologia tem objetivo de tornar o aprendizado do voleibol algo prazeroso e mais simples. Assim, o aluno acerta mais do que erra e tem motivação para voltar na aula seguinte.

A assiduidade das crianças e adolescentes em frequentar as aulas gera resultados muito mais efetivos ao trabalho de valores. Apesar do esporte, por si só, ensinar a ganhar e a perder, a trabalhar em equipe, a lidar com as diferenças e a respeitar a si mesmo e aos outros, esta vivência pode ser potencializada se conduzida de forma sistemática e proposital por um profissional de educação física capacitado e com visão educacional. Nas atividades, o nosso professor oportuniza aos alunos a aplicação real dos valores ao planejar com intencionalidade os exercícios, estimular a divisão de tarefas entre os alunos, na organização do jogo e escolha das equipes. Desta maneira, as aulas são mais estimulantes e divertidas em todas as suas etapas.

Clique aqui e faça o download da metodologia completa em PDF

Receba notícias e novidades do Instituto Compartilhar