Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol é apresentada a cerca de 150 pessoas em evento promovido no Núcleo Guaratuba/PR
[caption id="attachment_6999" align="alignleft" width="300"] Alunos do Núcleo Guaratuba/PR participam da arbitragem de jogos durante a gincana da Semana de Integração Escola – Comunidade do Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra.[/caption]
Entre os dias 08 e 12 de agosto, o Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra, sede do Núcleo Guaratuba/PR, promoveu uma gincana durante a Semana de Integração Escola - Comunidade e o voleibol foi uma das atrações do evento no dia 10. A professora do núcleo, Cássia Graciotto, aproveitou a oportunidade em que professores, funcionários e estudantes do ensino fundamental e médio estavam reunidos para apresentar a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol utilizada no projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná. Além disso, envolveu os alunos que já frequentam as aulas de minivôlei com a organização das quadras, apoio na arbitragem e orientação dos jogos.
Todos os participantes (cerca de 150 pessoas) foram divididos igualmente em dois grupos para a gincana, o time Azul e o time Branco. Já para a atividade de voleibol, respeitando a separação por cores, as equipes foram categorizadas conforme a série escolar e idade, para proporcionar jogos justos e equilibrados. Antes de cada partida, Cássia reuniu as equipes e explicou como funciona o sistema de minivôlei e trabalho de valores utilizado pelo Compartilhar. Para a professora foi uma ótima chance para divulgar o projeto que, inclusive, despertou o interesse de algumas crianças e adolescentes do colégio.
[caption id="attachment_6998" align="alignright" width="300"] Participantes recebem frases motivacionais após partidas de voleibol e sortudos ganham sacochilas do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná.[/caption]
Ao final de cada partida de voleibol Cássia entregou cartões com frases motivacionais aos participantes, todas retiradas do livro Transformando Suor em Ouro do diretor-presidente do Compartilhar, o técnico Bernardinho. Alguns desses cartões possuíam uma estrela no verso e os sortudos que os receberam foram presenteados com sacochilas do projeto. Segundo a professora esse momento agradou bastante. Ela contou que os alunos que já frequentam as aulas de minivôlei e que têm as sacochilas, ofereceram seus prêmios aos colegas, atitude que impressionou Cássia pela maturidade e generosidade demonstrada.
Outro ponto positivo do evento foi que, durante os jogos, os alunos do projeto observaram o progresso e evolução que têm tido desde o início das aulas. “Foi muito bom participar da prova. Gostei muito! Ter a experiência do projeto me ajudou na hora de jogar”, disse a aluna Letícia Vitória da Rocha, 12 anos, da categoria Mini 3x3. Já a colega Nathaly Gabriele de Mello, 16 anos, da categoria Vôlei, ajudou na arbitragem e contou como foi a experiência: “percebi muitas coisas que não percebo jogando como, por exemplo, a importância da organização e cooperação dentro de quadra”. A participação de professores de diferentes disciplinas e funcionários do colégio foi um show à parte e animou ainda mais a garotada.
Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.
Fotos: Divulgação IC.