Mais de 500 pessoas participam do fórum que busca incentivar um maior investimento para o esporte nacional.
[caption id="attachment_6959" align="alignleft" width="300"] Stand do Muuvit na 11ª Jornada Internacional da Educação no Rio de Janeiro promove programa a mais professores.[/caption]
Aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro, a 11ª Jornada Internacional de Educação do Estado do Rio de Janeiro. O evento reuniu especialistas educacionais do Brasil e do exterior, apresentou práticas para um ensino de qualidade e discutiu situações cotidianas sobre a escola. Foram diversas atividades, entre debates, talk shows, painéis e mesas de debate, que abordaram diversas áreas da educação. Além de participarem de várias palestras em busca de atualização, a equipe do Instituto Compartilhar conversou com diversos professores, diretores e gestores de escolas públicas, para apresentar o Muuvit – plataforma finlandesa – e aproveitaram para buscar novos parceiros para apoiar a continuidade do programa no Brasil. No local, cartazes e banners do Muuvit ficaram expostos em um stand para que os visitantes pudessem conhecer melhor a plataforma.
O gerente executivo do Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento – o Nando –, o gestor de conhecimento da entidade e coordenador da plataforma no Brasil, Maxwill Braga – o Max –, e a estagiária, Thamy Soavisky, representaram o Muuvit na jornada. O convite para participar do evento foi feito pela Futuro Eventos, organizadora da feira, e a participação do Instituto teve como propósito expandir a disseminação do programa Muuvit no estado do Rio de Janeiro. No primeiro semestre, foram realizadas várias reuniões com a Secretaria de Educação, com o presidente da comissão de educação da assembleia legislativa Comte Bittencourt e com o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). “Com a plataforma já implantada na capital, a 11ª jornada surgiu como oportunidade de disseminarmos o Muuvit para o interior do estado”, comentou o coordenador do programa no Brasil.
[caption id="attachment_6958" align="alignright" width="300"] Professores Leonardo Fragoso (à direita) e Eliane Mattar (centro) do projeto Vôlei em Rede, Núcleos Rio/RJ, do Instituto Compartilhar, prestigiam o trabalho do Muuvit junto com professor da rede municipal do Rio.[/caption]
Max acredita que o Muuvit conseguiu atrair mais profissionais, mesmo com um fluxo de pessoas abaixo do esperado para a feira, pois havia outro evento de educação acontecendo simultaneamente na cidade. “Tinham potenciais professores de escolas públicas e particulares que gostariam de implantar o Muuvit”. Max também conta que o mais importante é fazer com que as pessoas conheçam a plataforma. “Às vezes ficamos imaginando que o evento não deu resultado, mas quando fui falar com os professores em Pinhais/PR, uma das professoras disse que tinha visto nossa palestra em São Paulo/SP, isso traz muita credibilidade para o nosso trabalho”, concluiu Max.
Fotos: Divulgação IC.