Mais de 30 escolas do Rio de Janeiro/RJ aderem ao programa Muuvit, iniciativa do Instituto Compartilhar no Brasil
[caption id="attachment_7227" align="alignleft" width="300"] Gestor de conhecimento do Instituto Compartilhar e coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill Braga, participa de reunião no dia 06 de julho com diretores e representantes de onze Coordenadorias Regionais de Educação, responsáveis pelas 33 escolas que irão desenvolver o Muuvit.[/caption]
De maio para cá, o programa finlandês Muuvit teve avanços significativos no Rio de Janeiro. Só agora, em julho, o gestor de conhecimento do Instituto Compartilhar e coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill Braga, esteve duas vezes na cidade para participar de reuniões importantes. No dia 6, se encontrou com diretores e representantes de onze Coordenadorias Regionais de Educação, responsáveis pelas 33 escolas que irão desenvolver o programa. Já no dia 20, foi a vez de estar com os professores, tanto os regentes como aqueles que lecionam as mais diversas disciplinas.
Em ambas as reuniões, Maxwill apresentou o Muuvit, plataforma onlinee gratuita voltada para crianças com idades entre 9 e doze anos, e o material utilizado para o programa (mapa da América do Sul, caderneta dos alunos e demais informativos). Além disso, os encontros foram oportunidades para esclarecimento de dúvidas e conversas sobre educação e as expectativas da implementação do programa nas escolas do Rio. O assistente da subsecretaria de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Alexandre Rodrigues, marcou presença nos dois dias e se mostrou aberto para solucionar eventuais dificuldades das escolas como relacionados à informática, por exemplo.
[caption id="attachment_7228" align="alignright" width="300"] Materiais do programa são enviados ao Rio.[/caption]
“Fiquei muito satisfeito com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e também do engajamento e o senso crítico dos professores, no sentido de perguntarem e participarem!”, afirmou contente o coordenador do Muuvit no Brasil. “Senti que a maioria está motivada e que eles gostaram bastante da proposta”, complementou. Os materiais impressos já foram enviados ao Rio para que as escolas iniciem as atividades do programa em agosto e prossigam até o final do ano. Maxwill continuará dando apoio a elas, via plataforma.
[caption id="attachment_7229" align="alignleft" width="300"] No dia 20, Maxwill encontra os professores e explica como o Muuvit funciona.[/caption]
Tudo começou em maio, com uma reunião com a Secretária Municipal de Educação, Helena Bomeny, o cofundador do Muuvit e coordenador dos projetos internacionais, Mika Merikanto, o gerente executivo do Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento – o Nando – e a vice-cônsul da embaixada da Finlândia, Päivï Tuomi. “A expectativa é que o Muuvit ainda vá expandir bastante, com o apoio do Muuvit internacional, da Embaixada da Finlândia e da Prefeitura do Rio”, disse Maxwill.
Muuvit, iniciativa do Instituto Compartilhar no Brasil, estimula a prática de atividades físicas em crianças ao mesmo tempo em que diverte e promove conhecimentos de aritmética, cultura, geografia humana, turismo, saúde, culinária, idiomas, técnicas de comunicação não-violenta e muito mais (muuvit.com/brasil).
Parceiros do Muuvit no Brasil: aporte financeiro da Embaixada da Finlândia, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Rede Esporte pela Mudança Social (REMS).
Fotos: Divulgação IC.