Área restrita SIGIC

23/09/2023

103 crianças e adolescentes dos núcleos Ponta Grossa, Campo Largo e Guaratuba do projeto Vôlei em Rede participaram neste sábado (23) do Festival Interagindo 2023. O objetivo foi promover a integração dos alunos de diferentes escolas e vivência social dentro e fora das quadras, sempre com muita diversão.

“O Festival Interagindo é uma atividade em que nós podemos encontrar alunos de outros núcleos para jogar, fazer amizades, se comunicar, etc. O projeto Vôlei em Rede, do Instituto Compartilhar, é um ambiente onde podemos nos divertir e aprender a cooperar, ter responsabilidade e respeito. Todos nos divertimos sem discussões. Quero participar de outros Festivais Interagindo”, disse Kaira Estefani Veloso, de 14 anos, aluna da categoria Mini 4x4, do Núcleo Ponta Grossa.

O evento aconteceu no Colégio Estadual Sagrada Família, em Campo Largo, que recebeu alunos, professores e voluntários das outras cidades com muito carinho, além de preparar um lanche e almoço para os convidados.

“O Festival foi muito bem planejado e organizado, com bastante professores para ajudar. Eu fiquei muito impressionado com o que vi e com o envolvimento de cada um dos professores que fizeram o evento”, contou o coordenador pedagógico e de projetos do Instituto Compartilhar, Josmar Coelho, que acompanhou o evento.

Para diretora auxiliar do Colégio, que já foi professora do projeto, Kelly Antunes, participar do Festival foi um momento muito importante. “A emoção, a organização, o brilho nos olhos dos alunos e o envolvimento de todos foi incrível. Quero registrar nesse depoimento a importância do projeto na vida de todos que passam por ele, pois ensina muito. Agradeço a todos pela participação e organização, e que venham outros”, disse.

Dentre as ações desenvolvidas estavam atividades que trabalharam o esporte com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Saúde e Bem-estar) e ODS 15 (Vida Terrestre), além de brincadeiras e muitas partidas de vôlei. “Eu achei muito interessante misturar o vôlei com atividades de Saúde e Vida Terrestre, uma maneira de trabalhar a conscientização e diversão. A minha favorita foi o da Vida Terrestre, a gente trocava manchetes, depois pegava um papelzinho com um tipo de lixo e colocava na lixeira certa, aprendendo sobre o descarte correto”, contou a aluna Débora de Araújo Calleffi, de 13 anos, aluna da categoria Mini 4x4 do Núcleo Guaratuba. 

Aprendizados que a garotada vai lembrar para sempre, assim como a integração e troca de experiências com alunos de outros lugares. “Foi a minha primeira viagem com o colégio e junto com amigos e professores. Eu nem dormi direito, fiquei imaginando como seria tudo e foi maravilhosa a viagem, a bagunça e muitas coisas que aprendi, obrigada”, contou Gabriella AP. Gonçalves de Carvalho, de 12 anos, aluna da categoria Mini 3x3 do Núcleo Ponta Grossa.

“Achei muito legal a vinda de pessoas de outras escolas, gostei muito de jogar com eles, sempre com muito respeito e diversão. No vôlei nos comunicamos, formamos equipes contando com todos os que estão jogando”, completou Maria Luiza Cardozo, de 13 anos, aluna da categoria Mini 4x4 no Núcleo Campo Largo.

A professora Vilma Muler do Núcleo Ponta Grossa, destacou que o Festival Interagindo reúne esforços de todos os envolvidos com o projeto Vôlei em Rede. “Fomos recepcionados pelas professoras Maria Helena e Kelly já na descida do ônibus, com um belo café da manhã e, depois das atividades, um almoço delicioso. Foi maravilhoso para o desenvolvimento técnico dos alunos em jogar com pessoas diferentes do dia a dia, mas principalmente pelo desenvolvimento social, conhecer e fazer novas amizades, compartilhar experiências. No final do dia os pais estavam felizes e agradecidos e as crianças perguntando quando será o próximo. Obrigada a todos os envolvidos que nos dão todo apoio e incentivo necessário”, disse. 

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Itaú, Colégio Positivo, ArcelorMittal, B3, Klabin, Stone, Bosch, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C Electric Brasil, Servopa, Sysmex, Arotubi e Schattdecor, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.