Levante essa Tocha você também: cerca de 3 mil pessoas se envolvem em campanha promovida pelo Instituto Compartilhar
[caption id="attachment_7177" align="alignleft" width="300"] Alunos confeccionam tochas Olímpicas e aprendem mais sobre seu significado e história do seu revezamento.[/caption]
Inspirado nos Jogos Olímpicos Rio2016, o Instituto Compartilhar lançou a campanha Levante essa Tocha você também! que contou com a participação de cerca de 3 mil pessoas entre os meses de maio e agosto. O objetivo foi envolver o maior número de pessoas possível com o Espírito Olímpico e o resultado foi surpreendente. Equipe administrativa da entidade, professores e alunos dos projetos Esporte em Ação, Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná e Vôlei em Rede, além dos seguidores das redes sociais do Compartilhar, amigos e parceiros, entraram no clima e participaram das atividades.
Professores e alunos confeccionaram tochas Olímpicas, vivenciaram diferentes modalidades esportivas e praticaram os Valores Olímpicos e Paralímpicos: amizade, excelência e respeito; coragem, determinação, igualdade e inspiração, respectivamente. Os núcleos espalhados por seis estados brasileiros (MG, PR, RN, RJ, RS, SP) foram criativos e improvisaram na maneira que puderam para proporcionar experiências novas e inesquecíveis as crianças e adolescentes. Teve tiro com arco, natação, rugby, atletismo, tênis de mesa em cadeira de rodas, golf, ginástica artística, futebol de 5, voleibol sentado, badminton e vários outros esportes, inclusive os menos populares. Foi enriquecedor.
[caption id="attachment_7176" align="alignright" width="300"] Experiências com esportes Olímpicos e Paralímpicos contribuem para aprendizado de crianças e adolescentes do programa socioesportivo do Instituto Compartilhar.[/caption]
“Achei super legal conhecermos modalidades novas! A tocha foi um prazer levar, tive a sensação de estar nos Jogos Olímpicos! Foi muito legal!”, disse a aluna do Núcleo Cidade Jardim – S. J. dos Pinhais/PR, do projeto Esporte em Ação, Vanessa Gabrieli Martins, 15 anos. A professora do Núcleo Bancários – Rio/RJ do projeto Vôlei em Rede, Patrícia Monteiro, observou o desenvolvimento e amadurecimento dos alunos durante as atividades. “Eles queriam muito saber como jogariam o vôlei sentado, pois achavam que não daria certo. No entanto, adoraram e valorizaram os atletas dessa prática. Já no atletismo, um esporte que nunca tiveram, passaram a conhecer as regras e fazer a medição da distância onde a bola/peso era arremessada/arremessado, utilizando uma trena”, explicou.
Alguns professores levaram os alunos para ambientes diferentes dos das aulas, outros conseguiram envolver pessoas de variadas entidades e idades nas atividades. “Aprendemos a lidar com nossas dificuldades jogando contra quem as superou. Ao ver a alegria dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) pudemos perceber que não precisamos ter tudo para ser feliz”, disse emocionado o aluno do Núcleo Pitanga/PR, Carlos Daniel Camargo, 14 anos. Até o paratleta de tênis de mesa em cadeiras de rodas, Claudiomiro Segato, que é pai de uma aluna do Núcleo Central, em Curitiba, do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná, participou. “Poder jogar com o campeão do Parapanamericano, que estará nas Paralimpíadas de tênis de mesa foi uma honra e muito divertido e interessante”, revelou o aluno Matheus Kenzo, 16 anos.
[caption id="attachment_7199" align="alignleft" width="300"] Valores Olímpicos e Paralímpicos, como a superação, são fundamentais no desenvolvimento das atividades.[/caption]
E ainda teve mais! As atividades concluídas por eles valeram folhas coloridas de blocos de notas (post-its) para uma outra ação da campanha que foi a construção coletiva de uma tocha nas janelas do escritório administrativo do Compartilhar, em Curitiba, com o propósito de fortalecer a paz, união e amizade. Por meio de alguns desafios pontuais, seguidores das redes sociais do Compartilhar, amigos e parceiros ajudaram a formar outras duas imagens: uma bola de vôlei e a #TochaIC. Quem visitou o escritório no período da campanha também participou da brincadeira.
[caption id="attachment_7180" align="alignright" width="300"] Espírito Olímpico é representado por imagens de post-its construídas coletivamente nas janelas do escritório administrativo do Compartilhar.[/caption]
A sócia-fundadora e diretora da Pares, empresa de consultoria em gestão, Alda Marina Campos, elogiou a campanha do Instituto e disse: “o esporte transforma a relação com o corpo, a capacidade de reconhecer e ligar com os seus sentimentos e com os dos outros, a forma de se relacionar, de lidar com limites e autoestima”. A fotógrafa Adriana Lorete, que já registrou vários momentos marcantes do Compartilhar no Rio, também fez parte desse movimento: “só o esporte é capaz de promover a inclusão e a convivência, não importando a classe social, a diferença regional e cultural. O esporte vai muito além do lazer, do divertimento e da atividade física, através dele pode-se educar e tratar de temas importantes para um convívio em sociedade”.
Por meio de algumas hashtags é possível acompanhar um pouco do que rolou durante a campanha nas redes sociais Instagram e Facebook: #LevanteEssaTochaVocêTambém #TochaIC #postitwar #EspíritoOlímpico #União #Esporte #InstitutoCompartilhar. Além disso, no canal do Youtube do Compartilhar há um vídeo emocionante sobre a participação dos professores e alunos nas atividades: https://www.youtube.com/watch?v=6s7C-vcbfuk.