Área restrita SIGIC

09/05/2024

O analista de projetos e coordenador dos núcleos do projeto Vôlei em Rede do Instituto Compartilhar, Alexandro Martins, esteve esta semana (entre 07 e 09 de maio) em Itu/SP para a realização de visita técnica e reuniões com os representantes da Prefeitura, parceira do projeto. O objetivo é acompanhar as atividades desenvolvidas pelos professores dos núcleos ativos e a interação dos alunos com a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, além de acertar detalhes do programa que será realizado ao longo do ano.

"É sempre uma alegria poder acompanhar de perto o trabalho nos núcleos de Itu, em especial o desenvolvimento das crianças, que participam das atividades com a maior disposição. Além disso, nossa visita serve para dar orientações quanto à aplicação da nossa metodologia de ensino, tirar dúvidas pontuais dos professores e repassar com cada um deles as atividades programadas para o ano e as datas de recebimento de materiais utilizados nas aulas", disse Alexandro.

O primeiro local a ser visitado foi a Escola Municipal Carolina de Moraes Macedo, onde funciona o Núcleo Cidade Nova. Quem recebeu o representante do Instituto Compartilhar foi a diretora Paula Rodrigues e a coordenadora pedagógica Fernanda Fonsatti, ambas ex-professoras do projeto, e o atual professor, Ailton Donizeti Libanio.

“Foi muito bom receber o coordenador Alexandro na nossa escola hoje. Ele pode acompanhar as aulas do professor Ailton, interagiu com as crianças e deu dicas para que as aulas fiquem melhores, beneficiando os alunos. Estar na escola com o professor é muito importante, pois é na prática que aprendemos mais e podemos nos aprimorar nossos métodos. Que esse projeto siga crescendo na nossa escola e na nossa cidade, envolvendo cada vez mais crianças”, disse a diretora Paula Rodrigues.

Outro espaço visitado pelo coordenador foi o Ginásio de Esporte Dirceu Cordeiro, onde funciona o Núcleo Dirceu Cordeiro e as aulas são ministradas pelo professor Willian Vieira. “O Alexandro sanou algumas dúvidas e deixou comigo o caderno pedagógico, o que irá me auxiliar durante o planejamento de minhas aulas”, disse o professor.

Já para o professor do Núcleo Vila Progresso, na Escola Municipal Olga Benário Prestes, Francisco Cledalberto Vieira Lima, a visita do coordenador foi uma oportunidade para acompanhar o projeto na prática. “Os alunos demonstram ainda mais empenho na aula e eu tive a oportunidade de demonstrar mais de perto o meu trabalho. A visita nos motivou a fazer um treino ainda melhor”, destacou.

Outra missão do coordenador do Compartilhar foi conhecer pessoalmente locais que poderão receber novos núcleos e participar de reuniões com o Secretário de Esportes de Itu, Diego Corsi, e a Diretora de Departamento Técnico Pedagógico da Secretaria de Educação de Itu, Anna Tatangelo.

“Foi muito importante a visita do Alexandro para estreitarmos ainda mais nossa parceria com o Instituto Compartilhar. A secretaria está de portas abertas para futuros núcleos e o projeto pode contar sempre com o nosso apoio”, disse Corsi.

Na ocasião, Alexandro também conheceu as diretoras da escola Rede Saber 1, Angélica Bruni Moraes, a diretora da Rede Saber 4 e ex-professora do projeto, Karina Rodrigues, e a diretora da escola Rede Saber VI, Simone dos Santos Leite, onde devem funcionar os novos núcleos. Elas receberam o caderno pedagógico do projeto Vôlei em Rede e discutiram as adaptações dos espaços de suas escolas para receber as miniquadras de vôlei, o credenciamento e capacitação dos futuros professores do projeto para o início das aulas em breve.

"Estamos ansiosos pelo início das aulas do projeto aqui na nossa escola, pois acompanhamos o que é desenvolvido em outros estabelecimentos. A Rede Saber VI passou por uma grande transformação estrutural, e receber o projeto Vôlei em Rede nos auxiliará a melhorar ainda mais a vida na nossa comunidade, que precisa de ações e atividades como essa”, disse a diretora Simone.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Itu/SP: Prefeitura de Itu, Volvo, Stone, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata.