Área restrita SIGIC

27/06/2024

A cidade de Itu, no estado de São Paulo, recebeu nesta semana mais três núcleos do projeto Vôlei em Rede do Instituto Compartilhar. Eles passam a funcionar como parte do ensino integral nas Escolas Municipais Prof.° Marilena Gazolla - Rede Saber Unidade I, como Núcleo Santa Terezinha; Rede Saber IV, como Núcleo Vila Martins; e Profª Marilze Calil – Rede Saber VI, como Núcleo Novo Mundo.

“Diferente das outras escolas em que já atuamos na cidade, nesses novos núcleos as aulas funcionarão como parte curricular do ensino integral no horário de aula. Eles irão participar do projeto Vôlei em Rede e de outros que são ofertados no período em que os alunos estão nas escolas”, explicou Alexandro Martins, analista de projetos do Instituto Compartilhar e coordenador dos núcleos do estado de São Paulo.

Serão aproximadamente 110 alunos que vão aprender vôlei e desenvolver valores que promovem a formação de indivíduos mais ativos, saudáveis, autônomos e participativos na sociedade. Eles terão aulas baseadas na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, que ensina o esporte destacando os acertos e promovendo a prática cotidiana de valores essenciais para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

“Confesso que estou um pouco nervosa com o começo das aulas, porém os alunos estão muito animados e ficaram super contentes em receber os uniformes. Eles não veem a hora de começar a jogar o minivôlei”, disse Gabriela da Cruz Couto, professora do Núcleo Novo Mundo que funciona na Rede Saber VI.

Para implementar o projeto, os professores que ministram as aulas receberam em junho o credenciamento na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. O objetivo principal não é apenas formar atletas, mas transmitir valores como responsabilidade, respeito e autonomia através do esporte, adequados a cada categoria.

“O credenciamento foi excelente e bem produtivo. Me deu um norte para poder desenvolver o projeto e solucionou as dúvidas que eu tinha em relação à parte prática do projeto, me sinto mais preparado. Já em relação aos alunos, senti eles bem animados e ansiosos pelo projeto. Também se sentiram valorizados e importantes por receber o uniforme e kits”, contou José Abreu, professor do Núcleo Vila Martins que funciona na escola Rede Saber IV.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Itu/SP: Prefeitura de Itu, Volvo, Stone, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata.