Área restrita SIGIC

20/08/2025

Três dias de troca e integração em Guaratuba/PR

Entre os dias 20 e 22 de agosto, foi realizado em Guaratuba/PR o Encontro de Professores e Coordenadores dos núcleos do Paraná. O evento reuniu 23 educadores, do interior e da capital, em três dias de atividades que reforçaram a importância da integração e da formação contínua no projeto Vôlei em Rede, do Instituto Compartilhar.

Acolhimento e apresentação da equipe administrativa

O primeiro dia de programação aconteceu na Câmara Municipal de Guaratuba e contou com a presença da equipe administrativa do Instituto Compartilhar, aproximando os professores da equipe que atua no escritório. Também foi ministrada uma palestra por Gilson Brun, que abordou temas fundamentais como o papel do esporte educacional na inclusão de todos os participantes, as fases do desenvolvimento motor e a formação de base no Brasil. Outro momento marcante foi a entrega da versão mais recente do Caderno Pedagógico do Professor, material que reúne toda a metodologia aplicada no projeto.

Os estagiários de educação física que atuam no Núcleo Central - Curitiba/PR também estiveram presentes, ampliando a integração entre os profissionais.

A abertura contou ainda com a participação do Diretor Wesley Oliveira Prado, da vice-diretora Veranice Massoni e Bianca Letícia Ribas Tutoria pedagógica do Colégio Estadual Joaquim da Silva Mafra, que sedia o Núcleo Guaratuba/PR, além de Maurício Evangelista Coordenador de Educação Física do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá.

“É uma felicidade muito grande — principalmente como professora do Núcleo Guaratuba — poder receber os professores, a coordenação e a parte administrativa do projeto aqui na minha cidade”, afirmou Cássia Melchioreto, professora do Núcleo Guaratuba/PR.

ODS 11 e vivência com os alunos

O segundo dia foi realizado no Colégio Estadual Joaquim da Silva Mafra e teve como destaque a apresentação do projeto voltado ao ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, que será trabalhado no segundo semestre nos núcleos do interior do Paraná.

A proposta promove, por meio de estações lúdicas e reflexivas, valores como empatia, responsabilidade social, respeito à diversidade e cuidado com o meio ambiente, incentivando os alunos a reconhecerem seu papel na construção de comunidades melhores. Os professores também tiveram a oportunidade de vivenciar momentos com as crianças participantes do projeto no núcleo, fortalecendo ainda mais o vínculo entre teoria e prática.

“Estou aqui em Guaratuba pela primeira vez e acredito que unir essa questão pedagógica e de planejamento em um lugar tão bonito acaba unindo o útil ao agradável. O evento acaba ficando muito mais interessante e proveitoso para todo mundo. Para esse segundo semestre acredito que todos vão sair daqui com muito ânimo. Com essa troca de experiências e esses planejamentos que a gente faz, pensamos em novas ações para colocar em prática. Então acredito que será um semestre de muito sucesso e as coisas tendem a dar um ‘up’ para todos os núcleos que estão aqui”, destacou Alessandro Mori, professor do Núcleo Londrina/PR.

Capacitação e planejamento de eventos

O terceiro e último dia também foi realizado no Colégio Estadual e foi voltado à capacitação de professores e coordenadores, com foco em estruturação e planejamento de eventos. Essa etapa proporcionou reflexões e ferramentas para que cada educador possa aprimorar suas práticas e contribuir para a consolidação do projeto em suas comunidades.

Formação contínua e troca de experiências

O Encontro também contou com a presença de Alexandro Martins, Gabriel Jungles e Renata Regis, coordenadores que atuam nos projetos de outros estados (São Paulo, Natal, Santa Catarina e Rio de Janeiro), mas que participaram de toda a programação, enriquecendo os debates e trocas.

“Estou gostando dessa troca de experiências com outras unidades, em outro estado, com outros professores. Vai ser bom compartilhar um pouquinho da vivência do Rio de Janeiro com a dos professores do Paraná”, comentou Renata Regis, coordenadora local do Vôlei em Rede - Núcleos Rio de Janeiro/RJ.
O evento mostrou como encontros de integração fortalecem não apenas o trabalho pedagógico, mas também a missão do Instituto Compartilhar de transformar vidas por meio do vôlei educacional.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte, Volvo, Klabin, Colégio Positivo, Instituto Stone, Rumo, Cimento Itambé, S&C Electric Brasil, Arotubi, RDP, Unimed Paraná e Unimed Laboratório, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.