Área restrita SIGIC

26/10/2023

O 30º Encontro Nacional da Rede Esporte pela Mudança Social (Rems) aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc na cidade de São Paulo e contou com a participação de 50 pessoas representando 37 associados e membros, dentre eles o Instituto Compartilhar.  Sendo o primeiro encontro realizado após a formalização da Rems com um CNPJ próprio, foi necessário fazer uma revisão do planejamento da rede com uma escuta ativa dos associados levando em conta o novo cenário e os novos desafios impostos pelo momento, assim como pela sua nova formatação.

Luiz Fernando Nascimento, gerente executivo do Instituto Compartilhar e presidente do Conselho Deliberativo da Rems esteve presente em todos os momentos do Encontro que começou uma semana antes, dia 18, com o pré-encontro virtual que serviu como esquenta levantando os principais desafios percebidos pelos participantes, que foram divididos em grupos regionais, e estabelecendo os combinados para o encontro presencial.

Os dois dias de Encontro foram muito especiais e de muita conexão, pois também comemorou a volta de ações presenciais da Rems pós pandemia. Houve uma troca de visões e posicionamentos na busca de insumos para produzir um planejamento robusto que reflita os desejos apontados pelos diversos dos associados. Todo o trabalho foi muito bem conduzido, de forma voluntária, pelo consultor especializado Marco Queiroz. 

Além do momento do encontro nacional, fechado para os associados da Rems e membros, na quinta-feira dia 26,aconteceu o Fórum “O Esporte que Queremos” onde foi discutida a educação antirracista no esporte, tema considerado pela Rems extremamente urgente e necessário. O palestrante Neilton de Souza realizou uma fala abordando o que é o racismo e o que é o antirracismo no esporte, enquanto a professora Carolina Nóbrega abordou o que pode ser educação física antirracista. A mediação foi feita por Marcelo Carvalho (Diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol) e na abertura falaram Leriana Figueiredo (do Instituto Reação, membro do Conselho Deliberativo da REMS), Kaleb Machado (responsável pela área de diversidade, inclusão e ESG do Grupo SBF e Bruno Teixeira (Gerente Sênior de Propósito da Fisia, distribuidora da Nike no Brasil.

Saiba mais sobre a Rems em www.rems.org.br