Instituto Compartilhar participa de formação sobre indicadores de impacto em projetos sociais esportivos promovida pela REMS e Feevale
29/10/2025
Encontros discutiram ferramentas de avaliação e reforçaram a importância da mensuração de resultados no esporte para o desenvolvimento social
Nos dias 22 e 29 de outubro, a equipe do Instituto Compartilhar participou da formação “Esporte para a mudança social e indicadores de impacto – Avaliação de crianças e adolescentes: qualidade de vida e aptidão física relacionada à saúde”. A iniciativa foi promovida pela REMS - Rede Esporte pela Mudança Social, em parceria com a Universidade Feevale – Novo Hamburgo/RS, e reuniu organizações associadas de diferentes realidades brasileiras, interessadas em aprimorar suas práticas de avaliação e monitoramento.
A formação teve como foco a apresentação e discussão de indicadores comuns aos projetos esportivos sociais, com ênfase na mensuração da qualidade de vida dos participantes e no impacto gerado pelas iniciativas. A proposta visa fortalecer a capacidade técnica das organizações, oferecendo ferramentas que apoiam o monitoramento, a mensuração de resultados e a comunicação de evidências, aspectos essenciais para a sustentabilidade e credibilidade dos projetos.
Os encontros online foram conduzidos por Magale Korath, docente da Feevale e coordenadora do projeto de extensão Joga Aurora, com participação da professora Denise Berlese, pesquisadora e especialista em controle motor e inclusão social. Ambas compartilharam metodologias e experiências que contribuíram para enriquecer o debate sobre avaliação no contexto esportivo.
Para Fernanda Cotrim, a experiência foi extremamente relevante:
“Avaliar impacto de qualidade de vida em projetos sociais ainda se constitui como um desafio para muitas organizações. A formação foi muito rica nesse sentido. As discussões sobre indicadores e ferramentas de mensuração contribuíram para aprofundarmos ainda mais as avaliações. Além disso, os encontros entre os membros da REMS sempre fortalecem o compartilhamento de boas práticas e a construção coletiva de conhecimento.”
São parceiros institucionais do Instituto Compartilhar: Editora Sextante, Delírio Tropical e Bosisio, Macedo Soares Advogados e IRKO Consultoria.




