Área restrita SIGIC

10 de abril

*Com informações: Instituto Ayrton Senna

Já está no ar o e-book “Competências socioemocionais e vidas ativas”, organizado e estruturado pelo Instituto Ayrton Senna e pelo Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte do Centro de Práticas Esportivas da USP (Prodhe-Cepeusp). Escrito em parceria com outras instituições que trabalham com o esporte e o desenvolvimento humano, o livro aborda as competências socioemocionais relacionadas a prática de esportes. 

Nele, o Instituto Compartilhar participa com o capítulo “O Instituto Compartilhar e o desenvolvimento de valores”, de autoria do gerente executivo, Luiz Fernando Nascimento (Nando), e da ex-coordenadora do Instituto Compartilhar, Ana Elisa Caron. O texto traz ao leitor como a entidade trabalha o ensino do voleibol estimulando o desenvolvimento de valores com crianças e adolescentes. 

“Foi uma honra poder participar deste e-book desenvolvido por duas entidades referência no Brasil com um capítulo falando da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol e a relação direta com as competências socioemocionais e os princípios de vida ativa. Mesmo não estando mais trabalhando no Compartilhar, tenho certeza que a Ana Elisa, coordenadora que escreveu comigo o texto, também está orgulhosa por contarmos para mais gente a experiência exitosa que estamos tendo nos mais de 17 anos de entidade” destacou Luiz Fernando Nascimento.

Ao todo, o e-book possui 12 capítulos que proporcionam a reflexão quanto as dinâmicas e relações ligadas às vidas ativas e o desenvolvimento pessoal, de grupos e comunidades. O que permite ao leitor fazer uma reflexão sobre seu próprio modo de vida, como dos fatores sociais e culturais que se relacionam com suas práticas de exercício físico, além de inspirar a multiplicação de ações que levem à promoção de competências socioemocionais e vidas ativas para outras pessoas. 

De acordo com o gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, Marcos Drummond, o processo de idealização do e-book contou com a participação de diversas entidades. “O projeto passou por muitas transformações ao longo do tempo, mas mantemos sempre a essência de promover o desenvolvimento pleno de todas as pessoas e, por meio da parceria, de descobrir como o esporte e modos de vida mais ativos podem contribuir para a concretização dessa integralidade”, disse.

Já para o diretor do Cepeusp, Emílio Antonio Miranda, o resultado deste processo participativo foi a construção de uma obra ampla que pode inspirar muitos outros projetos. “O e-book traz conhecimentos vastos e variados, embasados nas pesquisas e práticas de diversos parceiros, organizados e distribuídos de forma democrática para todos”, afirmou. 

O e-book pode ser acessado neste link