Área restrita SIGIC

Os coordenadores do Instituto Compartilhar estiveram na última semana (de 23 a 27 de agosto) em Bertioga/SP, para ministrar uma Clínica de Aperfeiçoamento em Voleibol para educadores do Serviço Social do Comércio – Sesc do estado de São Paulo. Ao todo, participaram 30 profissionais de todas as regiões do estado que aprofundaram seus conhecimentos sobre o esporte, seus sistemas de jogo (iniciante e avançado) e puderam vivenciar a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol.

Método este que vem sendo aprimorado, ao longo dos últimos 20 anos, pelos profissionais do Instituto Compartilhar que atuam em projetos do Programa Socioesportivo em todo o país. O objetivo principal é ensinar voleibol ao mesmo tempo que trabalha valores do esporte para formar pessoas melhores. Gerar experiências esportivas positivas nas crianças e adolescentes de forma que eles queiram voltar na próxima aula e, a partir daí, passem a ser mais ativos e a terem hábitos mais saudáveis de vida.

No primeiro contato, os instrutores e coordenadores do Compartilhar, Alexandro Martins, Josmar Coelho, Tatiana Ribas, promoveram um diálogo com os educadores do Sesc para entender o nível de conhecimento do esporte, as principais dúvidas e demandas que eles enfrentam no dia a dia de maneira a garantir o aprofundamento no ensino do esporte. “Desde o primeiro momento que tivemos contato com os profissionais do SESC percebemos que eles tinham vivências e experiências diferentes, mas nós conseguimos, dentro da dinâmica elaborada, contemplar todas as realidades. Aliando os conteúdos teóricos com atividades práticas para que o aprendizado fosse completo”, contou Alexandro.

Os conhecimentos repassados serão aplicados nas mais diversas atividades e projetos do SESC de atendimento ao público. “Como ex-jogadora de vôlei e profissional de educação física este foi o melhor curso dentro do esporte que participei. Ao longo dos cinco dias de aula, os professores demonstraram que o jogo de vôlei, que é um esporte completo, pode ser simples e divertido. O espírito de coletividades desenvolve o respeito e o acolhimento entre os alunos/atletas e o profissional”, contou Juliana Pereira do SESC Pinheiros.

Já para o educador Waldimir Barbosa, do SESC Barueri, a Clínica foi muito construtiva e uma oportunidade para aprender mais sobre o esporte. “Minha experiência no estudo do voleibol sempre foi autônoma e não orientada. O curso com o Instituto Compartilhar me ajudou a compreender com detalhes os sistemas táticos e as possibilidades de transição didática para o ensino do esporte”, disse.

Ao final das atividades os educadores puderam vivenciar a aplicação do conteúdo aprendido na prática. “Como atividade final, pedimos para que eles elaborassem uma aula pensando em como repassar o conteúdo aprendido para seus alunos. Após eles ministrarem as suas aulas verificamos que eles de fato entenderam e aprofundaram seus conhecimentos sobre os sistemas de jogo perfeitamente”, concluiu Alexandro.

CLÍNICAS IC - As Clínicas IC buscam difundir a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol para profissionais e acadêmicos de educação física. Seu formato inclui aulas teóricas intercaladas com aulas práticas para facilitar a assimilação dos conteúdos. Assim, busca-se uma participação ativa de todos, gerando uma troca de experiências enriquecedoras, principalmente, na adaptação da metodologia a diferentes realidades.

Além de ministrar Clínicas próprias ao longo do ano, o Instituto Compartilhar também oferece a possibilidade de montar cursos, clínicas ou treinamentos específicos sob demanda, sempre levando os conceitos e princípios da Metodologia Compartilhar, porém adaptando os conteúdos à realidade e as necessidades do contratante.