Área restrita SIGIC

O Núcleo do projeto Vôlei em Rede de Guaratuba, no Paraná, realizou na última terça-feira (28) o “Festival saca essa” com o tema “Se o importante é competir, o fundamental é cooperar! ”. O evento teve como objetivo trabalhar o valor de cooperação levando os alunos a refletir sobre a importância da cooperação em uma competição em grupo.

O festival proporcionou a integração entre os alunos e a aplicação do que eles aprenderam em aula no primeiro semestre, oportunizando a vivência da prática de jogo e incentivando a prática do vôlei como forma de lazer e integração social. “Trabalhamos os valores do esporte proporcionando oportunidades para que os alunos vivenciem a tomada de decisão, liderança e trabalho em equipe, não apenas durante as partidas, mas também fora de quadra. Criamos um ambiente descontraído e recreativo para que os alunos possam se socializar e criar laços de amizade compartilhando momentos de afetividade”, disse a professora Cássia Graciotto Melchioretto.

Ao todo, o festival contou com a presença de 58 alunos das categorias Mini 3x3 e 4x4 que participaram de um diálogo construtivo sobre o que é cooperação e como ela pode ser aplicada no dia a dia de cada um deles, do desafio do colchonete em que eles tinham que agir em cooperação para transportar uma bola de vôlei por um espaço definido transferindo a bola de um colchonete para outro e de jogos de vôlei. Além disso, alguns dos alunos trocaram de lugar com os voluntários para entender o papel de cada um no evento.

“Achei muito legal, principalmente a cooperação dos alunos, que se colocaram no lugar dos voluntários para marcar pontos enquanto eles também jogavam, e no final todos colaboraram para guardar as cadeiras. Foi muito legal. Uma experiência incrível! ”, disse a aluna Maria Clara de Toledo Farias da categoria Mini 3x3.

Ao final, todos participaram de uma avaliação final do evento, lancharam e foram premiadas pela sua participação.

Os parceiros do Projeto Vôlei em Rede no Paraná são: Governo do Paraná, Stone, Itaú, Colégio Positivo, Klabin, B3, Bosch, Supermercados Condor, Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C, Sysmex, Arotubi, Berneck, Schattdecor, Honda Prixx, Servopa, Alfama, Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo de Esporte.