Área restrita SIGIC

21/08/2024

Entre os dias 19 e 22 de agosto, o gerente executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento (Nando), e o analista de projetos e coordenador dos núcleos de São Paulo, Alexandro Martins, realizaram visitas técnicas ao projeto Vôlei em Rede nas cidades de Campinas e Itu/SP.

O objetivo das visitas foi fortalecer as ações do projeto, acompanhar o andamento das atividades desenvolvidas pelos professores dos núcleos, observar a interação dos alunos com a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, além de acertar detalhes sobre programação do projeto ao longo do ano.

As atividades incluíram a entrega de materiais, reuniões com a direção das escolas e a participação em eventos importantes para a promoção do esporte e da cidadania. “Eu adorei o projeto, a iniciativa e o compromisso com as crianças. Elas ficaram super felizes com os uniformes, as bolas, as aulas e a visita dos coordenadores. Então, acho que foi muito importante tê-los aqui conosco, reforçando esse projeto que também contribui para tirar as crianças da rua, um lugar para ir depois das aulas, e aprendendo valores tão importantes”, afirmou Gabriela Couto, professora do Núcleo Novo Mundo, em Itu.

Em Campinas, os representantes do Compartilhar visitaram o Núcleo São Domingos e participaram da apresentação oficial do elenco do Vôlei Renata para a temporada 2024/2025. A equipe é parceira dos Núcleos São Paulo do projeto Vôlei em Rede há 14 anos.

“O Vôlei Renata é parceiro do Compartilhar há muitos anos e agora conta com um reforço muito importante para nós, o levantador Bruninho, que também é nosso embaixador do programa Apadrinhe, que incentiva doações recorrentes para a manutenção dos nossos projetos. Além disso, o formato do evento foi muito importante para que pudéssemos conhecer e conversar com outros parceiros da equipe e falar um pouco mais dos nossos resultados”, disse o gerente executivo do Compartilhar.

Em Itu, as visitas técnicas ocorreram nos núcleos Dirceu Cordeiro, Novo Mundo, Santa Terezinha e Vila Martins. Os professores desses núcleos, juntamente com os professores Francisco Cledalberto Vieira Lima, do Núcleo Vila Progresso, e a Fernanda Fonsatti, coordenadora pedagógica do Núcleo Cidade Nova, concluíram suas etapas de credenciamento na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. Eles aprenderam como aproveitar melhor os espaços e os kits de minivôlei, além dos procedimentos normais de aula, como metodologia, trabalho de valores e logística.

“Foi uma oportunidade para nos conhecermos e nos alinharmos em relação à metodologia empregada pelo projeto. Valeu o esforço e empenho empregado para estarmos lá todos juntos com o mesmo objetivo”, afirmou Cledalberto, professor no Núcleo Vila Progresso.

“O encontro foi ótimo, os professores puderam ver na prática um pouco mais da metodologia nas aulas, questões de logística e aplicação de exercícios. Sou muito favorável a que essas capacitações continuem, para que os professores consigam entender e permanecer no projeto”, destacou Fernanda Fonsatti, coordenadora do Núcleo Cidade Nova.

Ainda em Itu, os representantes do Compartilhar participaram de uma reunião na Secretaria de Educação para o planejamento do Festival de 10 anos do projeto no município, que acontecerá em outubro. "Estamos ansiosos para a realização do evento de 10 anos em Itu, pois neste ano tivemos um acréscimo considerável de núcleos no município, atendendo um número muito maior de crianças que, provavelmente, estarão motivadas a participar das atividades. Muitas das ações terão a parceria de diversos setores da Prefeitura, e vamos buscar a participação dos parceiros também. Queremos que o dia seja especial, tanto para os alunos quanto para seus responsáveis", declarou Alexandro Martins.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Itu/SP: Prefeitura de Itu, Volvo Lapônia, Instituto Stone, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além do Vôlei Renata.