Gerente executivo do Instituto Compartilhar é convidado pelo IEMais para falar sobre Esporte e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
No dia 22 de julho, o gerente executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento, o Nando, participou da live promovida pelo Instituto Esporte Mais (IEMais) que teve como tema Esporte e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Junto com Nando, nesse encontro virtual, esteve o gerente de portfólio da agência Alemã de Cooperação Internacional, Stephan Gortz. Ambos compartilharam suas experiências e ajudaram na compreensão do papel do esporte no cumprimento da Agenda 2030 da ONU, seus 17 ODS e 169 metas para gerar transformações sociais positivas no mundo.
“O esporte alcança especialmente pessoas jovens, transmite valores como lealdade, espírito de equipe, disciplina e respeito, promove e qualifica o diálogo, se relaciona com diversos ODS, tem uma relação custo-benefício vantajosa e tem amplo impacto”, afirmou Stephan na abertura da live. Para o gerente da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Stephan, o esporte é um instrumento que pode promover diferentes setores e aspectos tais como o da saúde, educação e formação profissional, equidade de gêneros, promoção do diálogo e prevenção da violência, inclusão e integração de refugiados e desenvolvimento sustentável.
Nando, por sua vez, usando como exemplo o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), trabalhado diretamente pelo Compartilhar, fez uma crítica construtiva ao avaliar os objetivos específicos. “Infelizmente os indicadores são de morte, acidentes, epidemias”, afirmou Nando, reforçando a importância de uma abordagem mais positiva, relacionada à vida, como aumento da atividade física, população mais ativa e espaços mais inclusivos. Na oportunidade, o gerente executivo do Instituto Compartilhar apresentou o Plano de Comunicação Integrada da entidade para engajamento nos ODS, Plano este que contemplou algumas etapas: 1. Sensibilização do público interno (especialmente os professores de educação física), 2. Desenvolvimento de ações, 3. Divulgação e 4. Avaliação dos resultados. “Hoje muitos professores já relacionam suas ações com os ODS e os alunos começam a se engajar mais naturalmente. Isso é muito importante”, contou Nando (clique aqui e saiba mais no Relatório Anual 2018 do Instituto Compartilhar).
[caption id="attachment_12103" align="alignleft" width="300"] Live realizada pelo IEMais tem como tema o Esporte e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável[/caption]
A mediação da live foi realizada pela fundadora e presidente do IEMais, Daiany França, ONG cearense que usa intencionalmente o esporte, a atividade física, os jogos e as brincadeiras para o desenvolvimento humano e social e o empoderamento de meninas e mulheres. O encontro virtual durou pouco mais que uma hora e meia, tempo que proporcionou várias trocas de experiências entre os convidados. “Day, Nando e Stephan, realmente é muito importante traduzir os ODS no cotidiano da ação educativa e também atribuir intencionalidade e consciência a respeito por parte dos educadores. E assim envolver educandos. A experiência de vocês é muito rica nesse sentido. Parabéns”, comentou uma das espectadoras, Nilcea Lopes. Para assistir a live completa, acesse o Youtube do Instituto IEMais ou clique aqui.
Fotos: Divulgação IC
Parceiros Institucionais: Delírio Tropical, UPTIME, Stone e Sextante