Área restrita SIGIC

05/12/2024

O gerente executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento (Nando), recebeu nesta quinta-feira (5) a Honraria Manoel José Gomes Tubino na Atividade Física. A homenagem é dada pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aos profissionais de educação física que se destacaram no ano de 2024.

A solenidade de entrega das homenagens é de autoria do deputado federal Luiz Lima (PL-RJ). "Para além da formação de atletas de ponta, entendemos que o profissional de educação física exerce um papel fundamental na construção de cidadãos de bem, exercendo uma dupla função importantíssima para nossa sociedade: no cuidado da saúde física, principalmente na perspectiva preventiva, e na educação de nossas crianças e jovens", afirma o deputado em entrevista para a Agência Câmara de Notícias.

Criada em 2015, a Honraria é uma iniciativa da Comissão e do Conselho Federal de Educação Física – Confef. Ela leva o nome do professor, pesquisador e conferencista Manoel Tubino, que se dedicou por mais de 40 anos à educação física e considerava o esporte como um dos fenômenos socioculturais mais importantes dos tempos modernos.

Nando foi indicado pelo deputado Luiz Lima, que destacou sua atuação junto à Rede Esporte pela Mudança Social – REMS, onde é presidente do Conselho Deliberativo e no qual o Instituto Compartilhar é também integrante. “Nando tem uma trajetória belíssima com 30 anos de dedicação ao esporte, mas hoje principalmente à frente da Rems que reúne diversas associações que juntas atingiram mais de 200 mil pessoas em 2024. A Rede sempre esteve presente e é norteadora do esporte nacional, é muito feliz nas observações que faz, seja na Lei Geral do Esporte ou em qualquer mudança ou criação de política pública em nosso país. Eu sou muito grato por toda diferença que faz em nosso país”, destacou o deputado.

Para o gerente executivo do Compartilhar, reconhecimentos são sempre muito importantes. “Ano que vem faço 40 anos de formado e nessa trajetória acumulei algumas referências que não posso deixar de fora porque ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Eu venho do esporte do voleibol, que é um esporte coletivo, e tive o tempo todo professores e técnicos junto comigo que participaram de momentos marcantes e que vão ajudando a construir pilares de sustentação de uma profissão que eu amo que é a educação física”, afirmou o homenageado.

“A gente tem como alicerce acreditar nas pessoas e o esporte é uma plataforma gigantesca de transformação de pessoas, mas, acima de tudo, na crença de que o esporte tem uma força para transformar um país. Isso é o que eu mais acredito e agora a gente está muito perto de Brasília pela REMS. Essa é a nossa verdadeira missão, a de transformar o país pelo esporte”, completou.

A REMS visa dar maior visibilidade e reforçar a relevância de organizações que utilizam o esporte como ferramenta de transformação social, desenvolvimento humano, ética e cidadania. Atualmente representa mais de 110 instituições que atuam com o esporte pela mudança social.

São parceiros institucionais do Compartilhar: Delírio Tropical, Editora Sextante e Bosisio Macedo Soares Advogados.