Área restrita SIGIC

30/11/2023

O Gerente Executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento (Nando), participou do 1º Fórum Legislativo do Esporte que aconteceu na quarta e quinta-feira (29 e 30 de novembro) na Câmara dos Deputados, em Brasília. Nando é presidente do Conselho Deliberativo da Rede Esporte pela Mudança Social (Rems) e representou a entidade no encontro que reuniu diversos atores do cenário do esporte brasileiro (atletas, treinadores, dirigentes e gestores esportivos de clubes, confederações, federações, empreendedores e acadêmicos), parlamentares e órgãos públicos.

Promovido pela Comissão do Esporte da casa legislativa nacional, o Fórum debateu os principais temas e proposições legislativas que dizem respeito ao esporte. Discussões que envolveram temas como: O futuro do esporte e políticas públicas esportivas; orçamento público para promoção do esporte; formação esportiva para a vida toda; Sistema Nacional do Esporte; e Esportes Eletrônicos e a atividade física. 

A abertura do Fórum foi na manhã do dia 29 no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e contou com a presença do Ministro do Esporte, Sr. André Fufuca, que escutou as colocações de diversas entidades representativas do esporte brasileiro sobre oportunidades e desafios para o futuro do esporte e a construção de uma política pública esportiva para o país.

Nando participou, na parte da tarde, da Mesa Redonda 2 com o tema “Da formação ao esporte para toda vida: como coordenar e integrar as etapas da trajetória esportiva?”. Coordenada pelo o Deputado Federal e presidente da Comissão do Esporte, o nadador Luiz Lima, a mesa era composta pelos expositores Ana Sofia Valente (Comissão de Atletas da CBDE), Iziane Marques (Comissão de Atletas do COB), Edson Campello, (CBEM) e Pedro Pontes (CBDU), e dos debatedores Marco Antonio La Porta (vice-presidente do COB), Emerson Appel (Gerente de Esportes e Relações Institucionais do CBC), Rodrigo Acioli Moura (Conselho Federal de Psicologia) e André Arantes (pesquisador esporte escolar).

“O Fórum foi importantíssimo por reunir os principais atores ligados ao esporte no intuito de debater e buscar caminhos convergentes para tornar as políticas públicas de esporte mais efetivas, participativas e para todos. Neste sentido, a Rems – da qual o Instituto Compartilhar é associado – tem um papel fundamental, pois representa 99 organizações que atuam com o esporte para a mudança social. Na maioria das vezes, juntamente com a escola, é o 3º setor quem está nos territórios e oferece a primeira oportunidade para as crianças praticarem uma atividade física segura, organizada e frequente. Nós disponibilizamos esta experiência positiva, igual para todas as pessoas, independente da habilidade, altura, biotipo e etc., que é diferente do que se faz em uma busca técnica por talentos. Pensamos na formação integral da pessoa, não somente do atleta. Por isso, a Rems precisa fazer parte de forma efetiva do Sistema Nacional do Esporte” ressaltou Nando.

Saiba mais sobre a Rems em www.rems.org.br