Área restrita SIGIC

22/10/2022

O último sábado (22 de outubro) foi agitado e divertido para os alunos do projeto Vôlei em Rede no interior do Paraná. A garotada dos núcleos de Ponta Grossa, Guarapuava e Ribeirão do Pinhal participou dos Festivais “Copa do Mundo” promovidos pelos professores e escolas de cada localidade.

As atividades descontraídas foram pensadas usando a Copa do Mundo de futebol como tema central e proporcionaram aos alunos o aprendizado quanto aos países participantes da competição, do Fair Play e outras curiosidades em torno do assunto. 

“Aprendi sobre a mascote da Copa e cultura árabe. Nem sabia que a mascote era o lenço usado pelos árabes porque nas redes sociais não estão falando sobre a Copa do Mundo, só sobre eleições. Gostei demais de ganhar uma medalha, ela é linda e pesada. Vou guardar com muito carinho”, contou a aluna Maria Eduarda Palma, de 13 anos, da categoria Mini 4x4 do Núcleo Ponta Grossa.

Os alunos apresentaram trabalhos com curiosidades de cada país participante da Copa do Mundo, colocaram em prática os valores aprendidos em aula e jogaram muito vôlei. “Os times foram organizados de uma forma justa tendo em vista que ninguém escolheu seu próprio time. A apresentação dos trabalhos foi rápida e tive uma ótima experiência. Meu dia, com certeza, foi usado de uma forma positiva, ao invés de ficar deitado fazendo nada, joguei o esporte que eu mais gosto o dia inteiro”, disse o aluno Murilo Carneiro Thomé, de 14 anos, da categoria Vôlei, do Núcleo Guarapuava.

Para Sueli Aparecida Mocato Catarino, diretora do Colégio Estadual Herminia Lupion, em Ribeirão do Pinhal, atividades como esta trazida pelo Instituto Compartilhar para dentro das escolas contribuem com a formação integral dos alunos. “Os alunos demonstraram em quadra o prazer em fazer esse esporte que explora diversos movimentos e, além disso, desenvolve a atenção, a concentração e a agilidade. Pudemos observar como os alunos gostaram do Festival e como o trabalho é desenvolvido em equipe e socialização uma vez que é cobrado deles também em treino o respeito, disciplina, ética e, sobretudo, cumprimento de regras”, destacou.

O Festival Copa do Mundo também já foi realizado no início do mês no Núcleo Pato Branco. Na ocasião, os alunos assistiram uma palestra sobre Fair Play e participaram de atividade que incentivou a reflexão de como eles podem aplicar o valor respeito nas partidas de vôlei e na escola. “É muito gratificante se reunir com os amigos para jogar vôlei. Gostei muito da palestra falando de respeito, responsabilidade e de como os nossos hábitos podem deixar o ambiente mais agradável”, contou o aluno Gabriel Henrique Arisi, de 13 anos, da categoria Mini 4x4, do Núcleo Pato Branco.

Até o final de outubro todos os núcleos do estado deverão realizar o Festival respeitando os calendários e características locais. O objetivo é aproveitar a Copa do Mundo como tema para promover uma atividade diferente das já realizadas em aula e possam colaborar com a educação e desenvolvimento dos alunos. 

“Festivais como este são de extrema importância, pois desenvolvem nos alunos o espírito esportivo, a colaboração e as demais questões relacionadas aos valores. Este trabalho ultrapassa os limites da quadra sendo fundamental na escola com respeito entre os alunos, com os professores, funcionários, a responsabilidade e a autonomia que são imprescindíveis na formação para a cidadania deles”, destacou a diretora do Colégio Estadual de Pato Branco, Luiza Kupchak.

Os parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná são: Governo do Paraná, Stone, Itaú, Colégio Positivo, Klabin, B3, Bosch, Supermercados Condor, Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C, Sysmex, Arotubi, Berneck, Schattdecor, Honda Prixx, Servopa, Alfama, Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo de Esporte.