Final de maio é movimento no Núcleo Central Curitiba do projeto Vôlei em Rede
As últimas semanas do mês de maio foram bastante movimentadas para professores e alunos do Núcleo Central do Vôlei em Rede em Curitiba/PR. Ao todo, foram realizados quatros grandes eventos que motivaram os alunos quanto ao aprendizado do esporte e os valores trabalhados durante as aulas.
No dia 25 de maio, o núcleo participou do Dia do Desafio que é a maior campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas para todas as idades e públicos. A ação reuniu 200 pessoas entre alunos e familiares para jogar muito vôlei e se movimentar.
No dia seguinte (26 de maio) foi a vez do Festival das Cores. Uma ação que visa a promoção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
As atividades ensinaram os alunos do núcleo quanto ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável de nº 4, que trata da Educação de Qualidade. Para isso, foram apresentadas obras do artista brasileiro Eduardo Kobra que traz cores fortes e marcantes em espaços públicos e edifícios de cidades de todo o mundo. Os alunos conheceram mais sobre a arte em murais, como as realizadas pelo artista, e participaram de atividades práticas, como a oficina para pintura de camiseta e de pintura das mãozinhas que formam a logo do Instituto Compartilhar.
Também no mesmo dia o Núcleo Central realizou o Festival “To Dom-Netflix” Pessoas que inspiram. A ação envolveu uma “sessão pipoca” antes do início das aulas na qual os alunos puderam assistir filmes baseado em fatos reais com tema esportivo e de acordo com a faixa etária das crianças. Os alunos da categoria Mini 4x4 assistiram “Um Sonho Possível” e os da categoria vôlei assistiram “Coach Carter”.
Além disso, os alunos também jogaram vôlei e vivenciaram outros dois esportes, o basquete e o rugby. As ações fazem parte das atividades de valores que a Metodologia Compartilhar preconiza.
“Estou muito feliz e me sinto privilegiada de estar aqui entre tantas pessoas talentosas e amigos. O festival está sendo muito divertido, jogar entre pessoas que eu conheço e que eu não conheço é um pouco desafiador, mas muito bom” disse Natália Nazari Ignês, 13 anos, categoria vôlei, Núcleo Central.
Parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Paraná: Governo do Paraná, Stone, Itaú, Colégio Positivo, Klabin, B3, Bosch, Supermercados Condor, Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C, Sysmex, Arotubi, Berneck, Schattdecor, Honda Prixx, Servopa, Alfama, Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo de Esporte.