Área restrita SIGIC

30/07/2024

O tradicional Festival Saca Essa, promovido pelo Núcleo Guaratuba/PR do projeto Vôlei em Rede, convidou os alunos a refletirem sobre o bullying e o seu efeito sob a autoestima das crianças e adolescentes. Realizado nos dias 29 e 30 de julho, o evento reuniu todas as categorias do projeto nas quadras do Colégio Estadual Pref. Joaquim da Silva Mafra, onde são realizadas as aulas do projeto.

“O festival aborda sempre temas importantes e necessários de serem discutidos e refletidos. O tema desse ano foi ‘Ame a si mesmo e respeite as diferenças’ e propôs trabalhar o que é o bullying e, com esse foco, discutir sobre a autoestima e o sentimento de pertencimento”, explica a professora do núcleo, Cássia Melchioretto.

Antes das oficinas do festival e dos jogos de vôlei, todos os alunos participaram de uma roda de conversa sobre o tema do evento, criando um canal de comunicação aberto para que eles pudessem compartilhar experiências e situações sobre casos de bullying e desrespeito, além de muitos jogos de vôlei.  “Esses momentos em que todas as turmas jogam juntas é tão bom. Começar o festival com a conversa sobre bullying, sobre a importância de respeitar o outro e principalmente de se gostar foi muito marcante. Achei muito legal e necessário esse bate-papo”, avaliou Mahbily Qualhato Maes, de 15 anos, aluna da categoria Vôlei.

A garotada também participou de uma atividade em que podiam produzir pulseiras, colares ou chaveiros com sentimentos positivos e desejos a si mesmos e aos colegas. “Adorei a atividade de fazer um chaveiro, teve gente que fez pulseira e até colar. Mas foi legal mesmo fazer junto e ver todo mundo com um igual”, disse Julia Silveira Alves, de 14 anos, aluna do Mini 4x4.

Além dos materiais produzidos, no final do dia cada um levou para casa o sentimento de pertencimento e respeito ao próximo. “Os resultados foram incríveis e visíveis durante o festival. Agora esperamos que perdurem e realmente façam a diferença na vida de cada um dos alunos”, desejou a professora.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte e Volvo, Itaú, Klabin, Stone, Rumo, Colégio Positivo, S&C Electric Brasil, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Arotubi, Vianmaq, Sysmex e Unimed Laboratório, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.