Festival Interturmas enche o Núcleo Central – Curitiba/PR com crianças e adolescentes do projeto Vôlei em Rede e convidados para dois dias de jogos de Minivôlei
O mês de setembro começou animado para a garotada do Núcleo Central – Curitiba/PR. Nos dias 05 e 06, o ginásio do campus da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo, sede das aulas do projeto Vôlei em Rede, esteve ainda mais cheio de crianças e adolescentes. Isso porque foi realizado o Festival Interturmas, com vários jogos de Minivôlei, diversão, trocas de experiências do esporte, amizades e prática dos valores da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, como cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia. Além disso tudo, ainda teve bate-papo sobre dois importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: o 3. Saúde e bem-estar e o 5. Igualdade de gênero.
[caption id="attachment_10063" align="alignleft" width="300"] Direcionamento dado pelos professores é respeitado por todos os participantes antes, durante e depois dos jogos[/caption]
O primeiro dia de atividades envolveu 400 crianças e adolescentes, 150 pais e responsáveis e convidados do Colégio da Polícia Militar. No período da manhã, os jogos das categorias Mini 2x2 (9 e 10 anos) e Mini 3x3 (11 e 12 anos) foram competitivos: os alunos com pulseira azul jogaram com os colegas de pulseira vermelha, estes últimos encerraram o Festival Interturmas como vencedores. Criatividade e diversão foram pontos altos: o evento contou até com um “volômetro”, um termômetro de voleibol que subia sua “temperatura” a cada vitória. Já as partidas dos alunos mais experientes das categorias Mini 4x4 (13 anos) e Vôlei (14 e 15 anos) aconteceram por meio de chaves e as três equipes melhores colocadas foram premiadas. No período da tarde, os jogos das categorias Mini 3x3 e Mini 4x4 foram um pouco diferentes, mas dentro da proposta de integrar os alunos de todas as turmas.
[caption id="attachment_10062" align="alignright" width="300"] Diversão e prática de valores são destaque no Festival Interturmas do Núcleo Central – Curitiba/PR[/caption]
A professora do Colégio da Polícia Militar, Rosana Roberta da Silva, afirmou satisfeita: “Hoje foi possível oportunizar, aos 30 alunos/atletas do Colégio da Polícia Militar, a vivência de um festival repleto de valores, competição e recreação. Pude observar que eles e os alunos do projeto Vôlei em Rede estavam muito felizes e realizados com o evento”. No dia seguinte, cerca de 100 adolescentes da categoria Vôlei marcaram presença no Festival Interturmas. As meninas tiveram autonomia (valor prioritário desta categoria) para escolher o sistema de jogo, entre três opções dadas pelos professores do projeto. Ao todo tinham nove equipes femininas, divididas em duas chaves. Como o número de equipes masculinas foi menor (5), os meninos disputaram os jogos em uma única chave. Ao final, os três times melhores colocados receberam medalhas.
A professora do Núcleo Central, Rosana Rocha, ficou contente com os resultados alcançados no segundo dia de evento: “Acredito que a socialização entre as turmas foi sensacional. Conseguimos oportunizar uma tarde de jogos cheia de emoções para esses alunos do Vôlei!”. Vale ressaltar ainda, que o Festival Interturmas contou com o apoio de ex-alunos e voluntários da ação complementar Compartilhando um Ideal que ajudaram a fazer do evento um sucesso.
Parceiros dos Núcleos Paraná do projeto Vôlei em Rede: Governo do Estado do Paraná e, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e Klabin.
Parceiros Institucionais: Uptime, Sextante e Delírio Tropical.
Fotos: divulgação IC