Festival InterAgindo reúne Núcleos Lagoa Santa/MG do projeto Vôlei em Rede
[caption id="attachment_7325" align="alignleft" width="300"] Jogos competitivos envolvem turmas da categoria Mini 4x4 dos Núcleos Lagoa Santa/MG durante Festival InterAgindo.[/caption]
Mais de 100 alunos dos Núcleos Lagoa Santa/MG do projeto Vôlei em Rede participaram nos dias 20, 22 e 23 de setembro do Festival InterAgindo, evento que proporciona trocas de experiências entre a garotada que frequenta as aulas de minivôlei na mesma cidade. Os jogos e atividades de integração ocorreram na quadra da Escola Municipal Coronel Pedro Vieira, sede do Núcleo Campinho que recebeu os convidados do Núcleo Santos Dumont. Com o objetivo de estreitar o contato entre as crianças e adolescentes, o festival é sempre uma ótima oportunidade para a prática do esporte e dos valores como cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia.
[caption id="attachment_7323" align="alignright" width="300"] Alunos participam de bate-papo sobre valores.[/caption]
O primeiro dia do evento foi dedicado as turmas da categoria Mini 4x4, que antes de iniciar os jogos participaram de uma conversa sobre respeito. Os professores Juliana Montebrune e Marcos Vinicius da Silva, dos núcleos Campinho e Santos Dumont respectivamente, buscaram mostrar a importância do valor durante as partidas e, inclusive, fora do ambiente das aulas. Os jogos foram competitivos e, segundo os professores, foi possível observar melhora técnica dos alunos e o comportamento deles foi positivo.
No dia 22, foi a vez da garotada da categoria Mini 3x3 e, no dia 23, das crianças da categoria Mini 2x2. O bate-papo com esses alunos foi sobre esportes Paralímpicos e a importância de valores como cooperação, respeito e amizade. Na hora de entrar em quadra, eles experimentaram dois jogos diferentes e bastante divertidos: o vôlei sentado e o vôlei cego, este último com uma cortina em cima da rede que impediu a visão do campo adversário durante a disputa.
[caption id="attachment_7324" align="alignleft" width="300"] Categorias Mini 2x2 e Mini 3x3 dos núcleos Campinho e Santos Dumont praticam vôlei sentado e vôlei cego.[/caption]
As atividades agradaram bastante a aluna Larissa de Freitas, 10 anos, da categoria Mini 2x2, que participa das aulas no Núcleo Campinho há 3 anos. “Adorei o festival, pena que já acabou. Estou aprendendo vôlei e valores, o vôlei mudou muita coisa na minha vida, hoje ajudo mais os colegas e em casa também”, revelou. A analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, realizou visitas técnicas aos núcleos Campinho e Santos Dumont durante os últimos dias do festival e aproveitou para participar. Segundo ela, esse é um evento bem esperado durante o ano e a garotada se diverte. “Foi bem bacana, os alunos curtiram bastante”, avaliou Kátia satisfeita. O transporte dos alunos foi cedido pela Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, parceira do projeto na cidade. Já o lanche foi ofertado pela escola que sediou as atividades.
Parceiros dos Núcleos Lagoa Santa/MG: Prefeitura Municipal de Lagoa Santa e Uptime.
Fotos: Divulgação IC.