Área restrita SIGIC

10/08/2022

Alunos do projeto Vôlei em Rede dos núcleos Ramos e Vigário Geral, no Rio de Janeiro/RJ, participaram, na manhã desta quarta-feira (10), do Festival Interagindo. A atividade reuniu aproximadamente 90 alunos das categorias Mini 3x3 e Mini 4x4 na Escola Municipal João Barbalho, onde funciona o Núcleo Ramos.

“Essa é uma oportunidade de confraternização entre os alunos, que podem praticar o esporte e conhecer outras pessoas além das que estão acostumadas. Também é um momento em que os professores podem avaliar seus alunos e observar o que aprenderam até o momento. A alegria deles foi contagiante”, explicou Katia Keller, analista de projetos do Instituto Compartilhar e coordenadora dos núcleos do Rio de Janeiro.

Já a aluna Livia Veiga, 13 anos, da categoria Mini 4x4 do Núcleo Ramos, contou que o festival incentiva os alunos a continuar evoluindo no esporte, “é algo que estimula a gente a querer melhorar e jogar vôlei ainda mais”. Para Sara Nicoly Cordeiro Brandão de 13 anos, aluna do Mini 4x4 do Núcleo Ramos, foi uma oportunidade para fazer novas amizades, “essa é a primeira vez que participo do Festival e achei muito legal. Eu conheci novas pessoas e fiz novas amigas aqui”.

O festival promoveu a integração, aprendizado e o intercâmbio de experiências entre os alunos que estudam em escolas públicas que jogaram entre si e participaram de atividades que trabalharam os valores de cada categoria: responsabilidade e respeito, respectivamente. Entre elas um jogo de quebra cabeça com as palavras que reforçam o conceito dos valores de cada categoria e um jogo de passe a bola na qual cada aluno, que recebia a bola, destacava onde e como aplica o valor da sua categoria no dia a dia.

O aluno Kauã Henrique Alves da Silva, 12 anos, da categoria Mini 3x3, do Núcleo Vigário Geral, contou que entrou no projeto há dois meses e é a primeira vez que participa do Festival Interagindo. “Eu já aprendi a sacar, dar toque e ter visão de jogo. Além disso, aprendi a respeitar os colegas (valor da categoria) e que a gente pode usar em outros lugares, como na escola, por exemplo”, disse.

A coordenadora local dos núcleos do Rio de Janeiro, Renata Regis, destacou o que achou mais importante: ver a interação dos alunos e a evolução deles dentro e fora de quadra. “O que me deixou mais feliz foi ver a participação do Ítalo, um aluno autista do Núcleo de Ramos e que tem dificuldade de se relacionar com outras pessoas. Conseguimos com que ele participasse das atividades de valores, se apresentando na frente dos outros alunos, falando, tirando fotos e interagindo com os demais. Essa inclusão é muito importante e mostra como ele evoluiu não só no vôlei, mas na sala de aula também”, celebrou.

Para o professor Felipe Monteiro, do Núcleo Vigário Geral, é gratificante ver a integração e felicidade dos alunos ao participar das atividades. “Nessas horas é que percebemos que o nosso trabalho está sendo bem-feito, alunos e professores estão todos de parabéns pelo sucesso do evento”, disse.

Os parceiros dos Núcleos do Rio de Janeiro (RJ) do projeto Vôlei em Rede são: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e Fundo Rogério Jonas Zylbersztajn. Além da Stone, Enauta, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério da Cidadania.