Área restrita SIGIC

29/09/2023

Com o objetivo de promover a integração dos alunos do projeto Vôlei em Rede de cidades e realidades sociais diferentes, o Instituto Compartilhar promoveu, nesta sexta-feira (29) o Festival Interagindo em Telêmaco Borba, no Paraná. O evento reuniu os núcleos Telêmaco Borba e Ortigueira no Colégio Estadual Wolff Klabin, onde acontecem as aulas do projeto na cidade. 

Ao todo, 90 alunos do projeto, professores e auxiliares participaram de atividades que abordaram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Saúde e Bem-estar) e 15 (Vida Terrestre), além de brincadeiras e muitas partidas de vôlei. Colocando em prática os ensinamentos sobre o esporte e os valores aprendidos em aula.  

“Proporcionar momentos como esse para os nossos alunos é indescritível, só olhando de perto para ver a alegria deles em estar se divertindo, praticando esporte e a socialização, aspectos da aprendizagem que devem caminhar juntos. O senso de coletividade inclui a compreensão de que os alunos precisam estar em sintonia na busca por algum objetivo, e isso vale não apenas para o esporte, mas para qualquer situação da vida”, disse o professor do núcleo anfitrião, Gilson Carvalho. Ele ainda destacou que o ponto principal do evento foi trabalhar os ODS que se inserem na Agenda 2030, possibilitando à criança desenvolver novos olhares, valores, habilidades e comportamentos fundamentais para o alcance do desenvolvimento sustentável.

Para isso, foram realizadas oficinas e atividades práticas, com ações que podem ser tomadas diariamente por eles para construir um futuro melhor. Entre elas estava a “Roleta da Seletividade”, que ensinou sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Nela, cada aluno deveria correr até um espaço que simulava um lixão, passando por diversos obstáculos, pegar o resíduo de acordo com a cor sinalizada na roleta e mostrar ao monitor para computar a pontuação. Cada resíduo separado de maneira correta rendia cinco pontos à equipe. 

“O projeto e seus eventos sempre nos ensinam algo diferente do que estamos acostumados. Entender como fazemos as coisas e também participar dos jogos interclasses. Se não fosse o projeto, não teríamos condições de enfrentar outras equipes num mesmo nível de jogo”, explicou Gabriel Monteiro, de 12 anos, aluno da categoria Mini 3x3, do Núcleo Telêmaco Borba.

“Foi minha primeira experiência e espero que tenhamos muitos Festivais como este. A atividade dos ODS também foi muito bacana e durante as brincadeiras aprendemos as cores para separação do material reciclável, preservação do meio ambiente e garantir o bem-estar de todos nós”, disse Maria Carolina Wilezelek da Silva, de 12 anos e aluna da categoria Mini 3x3, do Núcleo Telêmaco Borba.

Para a professora do Núcleo Ortigueira, Angélica de Freitas Rodrigues da Fonseca, poder proporcionar encontros e aprendizados como os vividos pelos seus alunos é um momento ímpar. “Em alguns momentos pude ver o brilho nos olhos deles, a alegria que estavam sentindo em estar ali compartilhando daqueles momentos em um lugar novo, com novos amigos. A felicidade deles ao me contar que conseguiram sacar, que ganharam, que perderam e faz parte, que jogaram com amigos novos, que a comida estava uma delícia, enfim. Me senti realizada e confesso que algumas vezes senti até vontade de chorar de tanta emoção em poder estar vivendo tudo isso”, contou.

Sentimento compartilhado pela Amanda Gabrielly Camargo Raulier, de 13 anos, aluna da categoria Mini 4x4 no Núcleo Ortigueira. “Eu achei muito legal a apresentação da ODS e as oficinas, aprendi várias coisas. Além disso, a viagem foi ótima demais e jogar vôlei com pessoas novas foi muito divertido!”, disse. 

“Eu achei a viagem muito boa, foi bem confortável no ônibus, e quando chegamos, todos nós fomos bem recebidos. As atividades das oficinas de ODS foram bem dinâmicas e legais. Além disso, foi ótima a parte do jogo, conhecer e jogar com amigos novos”, completou Jady dos Santos Oliveira, de 13 anos, aluna da categoria Mini 4x4 do Núcleo Ortigueira.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Itaú, Colégio Positivo, ArcelorMittal, B3, Klabin, Stone, Bosch, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C Electric Brasil, Servopa, Sysmex, Arotubi e Schattdecor, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.