Área restrita SIGIC

28/09/2024

Com o objetivo de promover a integração dos alunos de diferentes escolas e vivência social dentro e fora das quadras, o Festival Interagindo 2024 levou os alunos do projeto Vôlei em Rede do Núcleo Campo Largo para Guaratuba. Aproximadamente 120 alunos, pais, professores e voluntários aproveitaram o dia de sol para conhecer a praia, jogar vôlei, frescobol e outras brincadeiras na areia.

Uma oportunidade proporcionada pelo projeto Vôlei em Rede que ficará na memória de todos, como conta a professora do projeto no Núcleo Guaratuba, Cássia Melchioretto. “Foi um dia de sol que veio abraçar os núcleos de Guaratuba e Campo Largo em uma manhã cheia de jogos e brincadeiras na praia central de Guaratuba. Após todos nos encaminhamos para o Colégio Estadual Prefeito Joaquim Mafra, onde funciona nosso Núcleo e um delicioso almoço nos esperava. O evento foi finalizado com um momento em que a palavra interagindo teve presente junto com muitos sorrisos, risadas, ansiedade a flor da pele e laços de amizade que se formaram”.

Muitos dos alunos nunca estiveram a praia ou o litoral do estado e celebraram esta oportunidade.  “Foi a primeira vez que vim a praia, achei bem divertido e muito bom conhecer outras pessoas. Achei muito legal ver o mar”, disse Lucas Rodrigues de 14 anos, aluno da categoria vôlei no Núcleo Campo Largo.

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos no Festival, estava o "álbum de figurinhas" que além de trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, trouxe recordações de momentos especiais já vividos entre os dois núcleos. Para completar o álbum, os alunos interagiram trocando figurinhas que eram fotos desses momentos especiais. “A cada figurinha trocada uma amizade era fortalecida. Amizade não só dos alunos, mas das professoras dos núcleos Guaratuba e Campo Largo”, explicou Cássia.

“Foi muito legal, que além da gente jogar, a gente conhece pessoas novas e aprende mais um pouco sobre o vôlei”, completou Pamela Chagas Machado, de 12 anos, aluna do Mini 3x3 no Núcleo Campo Largo.

O Festival Interagindo também contou com a participação especial do coordenador pedagógico de educação física do Núcleo de Paranaguá, Maurício Evangelista, da pedagoga do Colégio Estadual Pref. Joaquim Mafra, Edivânia Maria Fiorentim, e do coordenador Pedagógico e de Projetos do Instituto Compartilhar, Josmar Coelho.

“O projeto não apenas ensina as técnicas e táticas do jogo, mas também molda o caráter desta criançada, incentivando o trabalho em equipe, a disciplina e a superação. Que o esforço e compromisso dos professores continuem a fazer a diferença na vida de muitos jovens. Parabéns a todos os envolvidos neste lindo projeto”, disse a Débora Izidoro, mãe do aluno João Vitor Izidoro, de 15 anos, aluno da Categoria Vôlei no Núcleo Guaratuba.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte e Volvo, Itaú, Klabin, Instituto Stone, Rumo, Colégio Positivo, S&C Electric Brasil, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Arotubi, Vianmaq, Sysmex e Unimed Laboratório, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.