Área restrita SIGIC

22/11/2023

Dois eventos divertiram os alunos dos núcleos Iririú e Costa e Silva do projeto Vôlei em Rede – Joinville/SC nessa terça e quarta-feira (21 e 22 de novembro). 

O primeiro foi o Festival ODS que aconteceu na Escola Municipal Professora Laura Andrade, onde são realizadas as aulas do Núcleo Iririú. Aproximadamente 50 alunos do projeto participaram da programação especial que envolveu a organização da garotada para jogar nas miniquadras de vôlei montadas para a ocasião. 

“Foi muito bom esse Festival, espero participar de mais eventos como este. Estou aprendendo muito com o Instituto e agora eu tenho uma visão bem melhor do vôlei”, disse Gustavo Henrique Quintino, de 15 anos, aluno da categoria Mini 4x4 do Núcleo Iririú.

Para cada jogo vencido, o aluno recebia uma marca feita pelo professor no crachá específico para o evento. Mas como o importante é participar, no final do dia todos ganharam medalhas. “Eu achei esse Festival superbacana, interativo e divertido. Eu gosto muito das aulas do vôlei e acho que deveriam acontecer mais eventos como esse para incentivar mais crianças a fazer um esporte novo, que é o vôlei”, disse Lucas Alves Soares, de 13 anos, aluno da categoria Mini 3x3 do Núcleo Iririú. 

Já o Núcleo Costa e Silva realizou uma Gincana divertida que trabalhou os valores ensinados em aula. As atividades foram constituídas a partir de jogos cooperativos, em que as crianças deveriam cumprir tarefas para ganhar letras que formariam a palavra COOPERAÇÃO, um dos valores aprendidos no projeto.

Ao explicar a atividade, o professor reforçou com seus alunos o significado da palavra e contextualizou em que situações a cooperação pode ser colocada em prática, como em casa, na escola e na sociedade. “Eu me dei muito bem nas aulas porque o professor explica muito bem. A dinâmica de hoje foi muito legal”, contou Rafaela Ribeiro Duarte, de 10 anos, aluna da categoria Mini 3x3 do Núcleo Costa e Silva. 

“Minha experiência aqui tem sido muito boa, eu pretendo continuar por muito tempo no projeto para treinar bastante. A dinâmica também foi muito legal, um momento de alegria para todos”, completou Kaleb Santos da Rocha, de 12 anos, também aluno do núcleo. 

Além das atividades diferentes, os alunos receberam uniformes e garrafinhas do projeto. O que para eles foi mais um motivo para celebrar e incentivá-los no esporte. “Eu era muito ruim no vôlei e participar do projeto está sendo bom para eu treinar e melhorar. Também gostei muito de ganhar o uniforme, agora faço parte oficialmente do projeto”, disse Natália Caroline de Assunção, 11 anos, aluna do Núcleo Costa e Silva.

O analista de projetos e coordenador dos Núcleos Joinville, Gabriel Jungles, evidenciou a importância de eventos como estes nos núcleos da cidade. “Poder realizar estas ações e estar próximo de toda a nossa estrutura em Joinville é muito importante. Foi gratificante ver a alegria das crianças ao receber os uniformes, a felicidade de ganhar uma medalha após o festival e o carinho de todos ao aprender os valores ensinados pela nossa metodologia. Isso tudo só fortalece nossa parceria”, disse. 

Além do coordenador, os eventos desenvolvidos pelo professor Kayo Lopes, também foram acompanhados pela gestora de educação da Secretaria de Esporte de Joinville, Marjorie Battistella.

Os parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Joinville/SC são: Prefeitura de Joinville e a Stone, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.