Área restrita SIGIC

04/05/2024

Com o intuito de promover a reflexão quanto à Igualdade de Gênero (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5) no esporte, o Núcleo Central – Curitiba/PR do projeto Vôlei em Rede promoveu neste sábado (4) o Festvôlei. “O festival envolveu a categoria Vôlei e foi um sucesso. Com a adesão voluntária, a maioria dos alunos que se inscreveram estiveram presentes no evento, isso mostra o comprometimento e responsabilidade que os alunos tiveram com o festival. Também reforça nossa percepção de que as turmas evoluíram muito tecnicamente e taticamente desde o início do ano”, explicou a coordenadora do projeto Vôlei em Rede no Paraná, Tatiana Ribas.

Para participar do evento, os alunos assistiram semanas antes o filme “Estrelas Além do Tempo”, que discute a participação das mulheres em diversos setores da sociedade. “Eu gostei muito do filme. Foi muito legal aprender sobre como as mulheres batalharam pelos seus direitos e como elas conseguiram a igualdade de gênero e igualdade racial”, comentou o aluno Vinicius Batista, de 14 anos.

A partir de então, os alunos e alunas pesquisaram sobre a participação das mulheres nos esportes olímpicos e, com base no que aprenderam, produziram cartazes com informações sobre as atletas, suas realizações, seus países e as modalidades, para ser exposto no dia do festival.

A garotada também aprendeu que os Jogos Olímpicos de 2024, que acontecerão em Paris, serão os primeiros da história em que a participação de atletas mulheres será exatamente igual à participação de homens. Por coincidência, há exatos 124 anos, também em Paris, foram registradas as primeiras participações femininas nos Jogos Olímpicos, com 2,2% de atletas mulheres.

Nas quadras eles se dividiram em equipes que receberam os nomes das atletas pesquisadas. As equipes que não estavam jogando puderam olhar a exposição de linha do tempo das Olimpíadas com os principais fatos históricos das mulheres.

As partidas foram arbitradas por ex-alunos do projeto e ao final do dia as equipes femininas e masculinas que ficaram em 1º, 2º e 3º lugar foram premiadas com medalhas. Ao todo, participaram 80 alunos da categoria Vôlei, além de voluntários, pais e responsáveis que, além de torcer, aprenderam mais sobre a Igualdade de Gênero.  

“A Sofia ficou muito animada, acordou cedo e foi jogar vôlei na rua para aquecer. Isso demonstra uma aceitação muito grande por parte dos alunos. Como mãe, estou feliz por ver o progresso dela no vôlei e tudo isso comprova que o festival é válido, motivador e que não pode parar de ser realizado por mais vezes”, avaliou Marcos Cavalheira, pai da aluna Sofia Cavalheira, de 14 anos.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte e Volvo, Itaú, Klabin, Stone, Rumo, Colégio Positivo, S&C Electric Brasil, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Arotubi, Vianmaq, Sysmex e Unimed Laboratório, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.