Festival de Valores promove integração e aprendizado no Núcleo Costa e Silva – Joinville/SC

11/08/2025
O Núcleo Costa e Silva - Joinville/SC realizou no dia 12 de agosto o Festival de Valores, uma atividade especial do projeto Vôlei em Rede, do Instituto Compartilhar. O encontro reuniu alunos, professores e o coordenador Gabriel Jungles, em uma experiência que uniu esporte, ludicidade e aprendizado.
Além da prática do vôlei, as crianças participaram da atividade coletiva “Árvore de Valores”. Cada aluno escreveu palavras que representavam sentimentos e princípios vivenciados durante os jogos, como confiança, cooperação, orgulho, empatia, alegria e até mesmo frustração diante das derrotas. A proposta mostrou que o esporte também é espaço de autoconhecimento e expressão.
“O Festival de Valores do Núcleo Costa e Silva foi um evento muito bacana e a atividade da Árvore de Valores teve um impacto muito positivo com as crianças. Saber que elas conseguem transmitir sentimentos positivos e negativos com relação às vitórias e derrotas nos jogos foi algo muito agregador no processo de trabalho de valores do projeto. A coordenação preparou com muito cuidado a atividade para esse festival e a gente teve um resultado muito satisfatório, acima do esperado”, destacou Gabriel Jungles, coordenador em SC.
A aluna Gabriella Sargesm, de 13 anos, que joga no Mini 4x4, também compartilhou sua experiência:
“Eu gostei muito do festival e me diverti bastante. Quando fui escrever na Árvore de Valores, coloquei a palavra alegria e raiva, porque foi isso que senti durante os jogos. Mesmo quando a gente não ganhava o jogo, todo mundo se apoiava, mas eu não queria perder. Mesmo assim achei que o festival foi muito especial.”
O aluno Luis Gomes, também de 13 anos e do Mini 4x4, reforçou o impacto positivo da vivência:
“Foi muito legal participar, gostei de jogar com os meus amigos da escola. Na Árvore de Valores eu escrevi respeito, porque percebi que todo mundo jogava junto sem brigar, e isso foi muito legal. Queria mais eventos como esse pra jogar mais e ganhar medalha.”
O Festival de Valores mostrou como o esporte educacional pode ser um caminho para desenvolver não apenas habilidades físicas, mas também aspectos emocionais e sociais. Ao refletir sobre sentimentos, vitórias e derrotas, os alunos vivenciaram um processo de aprendizado que vai além da quadra e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e colaborativos.


São parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Joinville/SC: Prefeitura de Joinville, Instituto Stone e Bosch, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.