Festival de Final de Ano: núcleos Campinas e Itu/SP têm comemoração inesquecível junto com atletas do Vôlei Brasil Kirin em manhã recheada de atividades esportivas e recreativas
[caption id="attachment_7694" align="alignleft" width="300"] Atletas do Vôlei Brasil Kirin entram em quadra e animam a garotada.[/caption]
Crianças e adolescentes do projeto Vôlei em Rede encheram o ginásio de esportes da PUC Campinas no dia 09 de novembro. Cerca de 300 alunos dos núcleos Campinas e Itu/SP se reuniram para comemorar mais um ano do projeto nas duas cidades por meio de jogos de minivôlei, vôlei de praia e atividades recreativas. O evento ficou ainda mais especial com a presença dos campeões Olímpicos André Heller, Maurício Lima e Maurício Souza, além de Tiago Brendle, Rodriguinho e Rivaldo do Vôlei Brasil Kirin. Representantes da empresa e das prefeituras de Campinas e Itu também marcaram presença no encontro e acompanharam de perto a emoção e alegria da garotada. Além disso, para a segurança e saúde de todos os envolvidos, o evento contou com o apoio da Unimed Campinas que cedeu uma UTI móvel para atendimento médico.
Eram muitas as opções para se divertir e fazer novas amizades, já que o evento promoveu a integração de alunos que frequentam as aulas de minivôlei em cidades e núcleos diferentes. No início do festival, as crianças e adolescentes dos núcleos São Domingos e São Vicente – Campinas/SP e dos núcleos Cidade Nova e Dirceu Cordeiro – Itu/SP participaram de um lanche comunitário com refrigerantes e água fornecidos pela Brasil Kirin. Durante as partidas, além de jogar, os alunos também ajudaram na arbitragem e contagem dos pontos dos jogos de minivôlei e de vôlei de praia e aproveitaram as oficinas de dança e recreação para dar muitas risadas juntos.
[caption id="attachment_7695" align="alignright" width="300"] Oficinas de dança e de atividades recreativas divertem crianças e adolescentes durante evento.[/caption]
As atividades contaram com o apoio de cerca de 50 acadêmicos de educação física da PUC Campinas que, neste dia, tiveram uma aula diferente e de muito aprendizado com a garotada. O diretor da faculdade de educação física da PUC, István Dobránszky, contou que essa experiência é importante, pois proporciona aos estudantes a oportunidade de observar na prática a realização de um evento de grande porte, com grande quantidade de crianças e adolescentes. A estudante do terceiro ano do curso de educação física e estagiária da escola sede do Núcleo São Domingos, Jéssica Aline Barbosa, ajudou a ministrar a oficina de dança junto com alguns acadêmicos da PUC e contou: “esses eventos são muito legais para as crianças vivenciarem novas experiências e compartilharem o que aprenderam durante o ano. A galerinha gostou muito”.
Nas miniquadras, durante os jogos de minivôlei, a empolgação também foi grande, principalmente com a chegada dos atletas do Vôlei Brasil Kirin. “A presença dos atletas é um momento mágico, um sonho que vira realidade para eles e para nós professores”, revelou animada a professora do Núcleo Dirceu Cordeiro, Alessandra de Castro. A analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, também reconheceu a importância dos ídolos no evento: “percebi um brilho diferente no olhar de algumas crianças e adolescentes que puderam jogar e conversar um pouquinho com os jogadores. Eles foram muito atenciosos!”.
A aluna do Núcleo São Domingos – Campinas/SP, Estela Ramos, 15 anos, da categoria Vôlei, passou por todas as categorias de minivôlei do projeto e procurou aproveitar ao máximo seu último festival de final de ano, já que atingiu a idade máxima para participar das aulas. Ela entrou em quadra com os atletas e contou: “já joguei várias vezes com eles, é sempre divertido! No começo dá vergonha, mas eu gosto bastante”. Estela disse que sempre gostou de esporte e que adorou o projeto por ir além das atividades físicas: “no Vôlei em Rede não é só esporte, tem muita coisa envolvida. Criamos uma família”.
[caption id="attachment_7696" align="alignleft" width="300"] Festival de Final de Ano comemora mais um ano dos núcleos Campinas e Itu/SP do projeto Vôlei em Rede.[/caption]
Ao final, os professores do projeto receberam muitos aplausos da garotada que ficou satisfeita com o evento e por todo o ano de atividades no projeto. “Foi muito gratificante ver todos os professores trabalhando com um propósito único de proporcionar um momento diferente, com muita alegria e carinho a cada um dos alunos que participaram”, avaliou a analista de projetos.
As crianças e adolescentes receberam medalhas das mãos dos atletas e brindes da Brasil Kirin. Representando a empresa, marcou presença a gerente de sustentabilidade, Natália Buchwitz, e Adriana do Couto e Jordana Martineli das áreas de sustentabilidade e marketing institucional, respectivamente. Também acompanharam o evento a primeira-dama de Campinas, Sandra Ciocci, e a coordenadora regional de educação física da Secretaria da Educação de Itu, Paula Rodrigues, que receberam agradecimentos em nome das prefeituras municipais.
Parceiros dos Núcleos Campinas/SP do projeto Vôlei em Rede: Prefeitura Municipal de Campinas, Brasil Kirin e com apoio da Sanasa.
Parceiros dos Núcleos Itu/SP do projeto Vôlei em Rede: Prefeitura Municipal de Itu e Brasil Kirin.
Fotos: Camila de Oliveira.