Festival de Final de Ano do Núcleo Central – Curitiba/PR: alunos, familiares e amigos participam de jogos e brincadeiras ao ar livre em evento que conta com homenagens especiais

Festival de Final de Ano reúne crianças e adolescentes dos núcleos Central - Curitiba/PR e Guaratuba/PR do projeto Vôlei em Rede e dos Núcleos São José dos Pinhais/PR do projeto Esporte em Ação, além de pais, familiares e amigos.
Festival de Final de Ano reúne crianças e adolescentes dos núcleos Central – Curitiba/PR e Guaratuba/PR do projeto Vôlei em Rede e dos Núcleos São José dos Pinhais/PR do projeto Esporte em Ação, além de pais, familiares e amigos.

Com a ajuda do tempo firme e ensolarado em Curitiba no sábado, 09 de dezembro, o Festival de Final de Ano 2017 do Núcleo Central aconteceu no campo de rugby do campus da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo, ao lado do ginásio onde acontecem as aulas do projeto Vôlei em Rede. O evento contou com diversas atividades ao ar livre para a garotada e convidados especiais, afinal de contas, o objetivo era que as crianças e adolescentes tivessem uma tarde divertida junto com os pais, familiares e amigos. Os alunos do Núcleo Guaratuba e dos Núcleos São José dos Pinhais/PR do projeto Esporte em Ação aproveitaram a oportunidade com os colegas. Também marcaram presença a madrinha dos Núcleos Paraná e ex-tenista, Gisele Miró, e a campeã Olímpica, Valeska Menezes – a Valeskinha – assim como os representantes da coordenação de Educação Integral da parceira Secretaria da Educação do Paraná, Aluizio da Rosa e Marcos Irineu Krukoski.

Além dos jogos de minivôlei, participantes se divertem em várias outras atividades promovidas, como o volagua (brincadeira com bexigas d'água).
Além dos jogos de minivôlei, participantes se divertem em várias outras atividades promovidas, como o volagua (brincadeira com bexigas d’água).

Cerca de 250 meninos, meninas e familiares participaram de vários jogos de minivôlei, vôlei cego, vôlei com bexigas d’água, quadribol, pintura, badminton e desfrutaram dos brinquedos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) como a cama elástica, os jogos de tabuleiro gigantes e as pernas de pau. Teve até distribuição de picolés de frutas para a garotada. A aluna do Núcleo Central, Liz Gabrieli Figueira, 14 anos, da categoria Vôlei, gostou bastante do festival: “tem muita gente! O espaço é grande e está muito gostoso jogar aqui. Hoje tem sol e tem até o volagua (vôlei com bexigas d’água)!”. Com o calor que estava em Curitiba, o volagua fez sucesso entre os participantes, inclusive para as irmãs Lívia e Isabela dos Santos Regiani, 12 e 9 anos respectivamente, alunas do Núcleo Afonso Pena – São José dos Pinhais/PR. “Todo mundo pôde se reunir para aproveitar”, comentou Lívia com uma bexiga na mão, pronta para voltar para a atividade.

Mariana Volponi (representando a mãe Ana Maria Volpini), Valeskinha e Gisele Miró (esq. p/ dir.) recebem homenagens do gerente executivo do Instituto Compartilhar, o Nando (à esq.) e do coordenador pedagógico dos Núcleos Paraná, Josmar Coelho.
Mariana Volponi (representando a mãe Ana Maria Volpini), Valeskinha e Gisele Miró (esq. p/ dir.) recebem homenagens do gerente executivo do Instituto Compartilhar, o Nando (à esq.) e do coordenador pedagógico dos Núcleos Paraná, Josmar Coelho.

A mãe da aluna do Núcleo Central, Marina Turra, 10 anos, da categoria Mini 3×3, Viviane Turra, estava super ativa e empolgada com os jogos de minivôlei. De acordo com ela, o projeto oferece várias oportunidades para as crianças e também aos responsáveis, e neste Festival de Final de Ano não foi diferente. “A gente faz questão de participar, porque eu acho muito importante!”, afirmou convicta. Segundo a professora do Núcleo Guaratuba/PR, Cássia Graciotto, muitos de seus alunos nunca tinham saído da cidade e poder estar ali e participar de um evento de vôlei foi incrível para eles. “A ansiedade estava enorme”, contou Cássia. “Eu acredito que o mais importante de um evento como esse é a possibilidade que eles têm de conhecer outras pessoas e entenderem a dimensão do tamanho do projeto”, complementou a professora. A aluna do Núcleo Guaratuba, Jordana Massonette, 14 anos, da categoria Vôlei, ficou surpresa com o tamanho do evento: “eu estou achando bem diferente, gostei muito! Tem muitas atividades além do vôlei e com alunos de várias cidades reunidos”.

Representantes da Secretaria da Educação do Governo do Paraná, Aluízio da Rosa e Marcos Krukoski (ao centro) marcam presença e ganham placa em agradecimento pela parceria por meio dos Núcleos Paraná do projeto Vôlei em Rede.
Representantes da Secretaria da Educação do Governo do Paraná, Aluízio da Rosa e Marcos Krukoski (ao centro) marcam presença e ganham placa em agradecimento pela parceria por meio dos Núcleos Paraná do projeto Vôlei em Rede.

Na oportunidade as madrinhas dos Núcleos Paraná, Ana Maria Volponi (representada por sua filha Mariana Volponi) e Gisele Miró foram homenageadas. Ambas acompanham o projeto desde o início, há 20 anos atrás (saiba mais sobre esta história aqui). Ana Maria Volponi, inclusive, foi capitã do time Rexona no Paraná que conquistou o título da Superliga Brasileira 1997-98. “O evento está incrível!” Estar podendo representar minha mãe aqui está sendo maravilhoso!”, avaliou Mariana, que já foi aluna do Instituto Compartilhar em um núcleo, hoje desativado, no interior de São Paulo. Gisele também gostou de participar e fez questão de brincar um pouquinho em cada atividade: “parabéns a toda equipe por fazer este projeto acontecer!”. Já Valeskinha, requisitada para muitas fotos e autógrafos, recebeu presentes dos 20 anos do projeto de voleibol no Paraná, pois atuou na equipe Rexona durante três temporadas, entre os anos 1997 e 2000, sendo bicampeã da Superliga.

Representando a Secretaria da Educação, Aluizio da Rosa e Marcos Irineu Krukoski receberam uma placa em reconhecimento pela parceria. Aluizio também acompanha o projeto desde o início e ficou feliz por poder estar presente nesta festa de encerramento do ano.  “A gente está vendo a criançada com sorriso no rosto, praticando esporte por prazer – e isso é fundamental –, os pais participando e jogando junto! Nos sentimos orgulhosos enquanto Secretaria da Educação, pois somos parceiros, e estamos aqui presenciando e vivenciando esta maravilha”, disse Aluizio. Infelizmente, outros parceiros não puderam estar presentes e receberão suas homenagens em outras oportunidades.

Parceiros dos Núcleos Paraná do projeto Vôlei em Rede: Governo do Paraná e via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte: Unilever, Klabin e com apoio da Sanepar.

Fotos: Antônio More.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.