Área restrita SIGIC

20/11/2022

Alegria e muita diversão marcaram o Festival do Encerramento dos núcleos do projeto Vôlei em Rede do Rio de Janeiro/RJ de 2022. O evento aconteceu na última terça-feira (22) na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) e contou com a participação de 430 alunos dos 11 núcleos que funcionam na cidade.

As crianças puderam interagir com alunos de outros núcleos e jogando muito vôlei, ganharam medalhas e puderam conhecer o fundador do Instituto Compartilhar e multicampeão, Bernardinho. “A gente já estava muito ansioso antes de chegar no local do evento, no ônibus a professora explicou tudo o que iriamos fazer e chegando lá fomos recebidos com muito carinho, foi inexplicável”, contou a aluna Thallys Mayrink, Núcleo Ramos. 

Ela lembrou da oportunidade proporcionada pelo projeto e que o principal era participar do evento e não ganhar os jogos. “Quando a gente chegou lá a gente não estava pensando se iria perder ou ganhar, queríamos só nos divertir. Achei interessante que eles fizeram uma avaliação para saber o que achamos do evento e que pudemos fazer um passeio pelo local, uma coisa diferente que não é muito disponível para a gente”, disse.

Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de passear em uma trilha do complexo localizado na Urca, um bairro tradicional da Zona Sul carioca, e brincar com uma estrutura de gravação de vídeo 360º disponibilizada para o evento. “A gente jamais poderia imaginar que um dia iria jogar na Urca, ainda mais em um espaço do Exército Brasileiro e pertinho do Pão de Açúcar. Foi maravilhoso! Eu queria agradecer o projeto de chegar na minha escola porque eu fiquei ainda mais apaixonada pelo vôlei e que abriu os meus olhos e me mostrou que eu sou capaz de jogar um esporte”, celebrou a aluna Eduarda Andrade Honorio, de 13 anos, do Núcleo Marechal Hermes. 

Os alunos se revessaram em jogos em uma quadra externa e outras internas para jogar vôlei e nos passeios. Puderam interagir e trocar experiencias com alunos e professores de outras escolas, além dos coordenadores e colaboradores do próprio Instituto Compartilhar. “O espaço onde foi realizado o Festival de Encerramento é maravilhoso, todo mundo na EsEFEx foi muito solicito e nos auxiliou bastante. Este ano optamos por fazer mais jogos em vez de atividades diferenciadas e deu para ver que as crianças gostaram bastante e saíram muito felizes, principalmente os mais novos que ainda não tinham tido a oportunidade de participar deste tipo de ação. Eu acredito que a gente já evoluiu bastante no que diz respeito a eventos grandes e também é nítida a evolução dos núcleos, sem contar aquele brilho no olhar dos alunos, que não tem preço! Afinal é para eles que fazemos tudo isso! ”, disse a coordenadora do Instituto para os Núcleos do Rio de Janeiro, Katia Keller

Para coordenar todas essas atividades e atender tantas crianças e adolescentes, o Festival de Encerramento contou com a participação dos professores de cada um dos núcleos onde acontece o projeto Vôlei em Rede e de voluntários parceiros. "Tive a honra de participar como voluntária do Festival de Encerramento dos Núcleos do Rio de Janeiro e foi muito gratificante poder ajudar nesse dia especial e presenciar a emoção, alegria e energia das crianças adolescentes. Nós da SH, temos o privilégio de acompanhar esse projeto incrível ao longo de todo o ano e ver como de fato vidas são transformadas por meio do esporte”, contou Carolina Penna, analista de Marketing da SH, parceira do Instituto Compartilhar. 

“Pude ver de perto várias crianças e adolescentes que talvez não teriam chance de passar por uma experiência assim e com o apoio dessa ação puderam apreciar e se divertir em um momento como esse. É uma honra ajudar em uma causa tão nobre representando a SH e ver a felicidade no rosto das crianças”, completou a Assistente de Recursos Humanos da empresa, Renata Teixeira. “Ouvi de uma menina a seguinte frase: ‘tia, aqui é tão legal, né?!’ E meu coração se encheu de alegria em estar lá ajudando. É uma injeção de ânimo participar disso, fiquei muito feliz com o convite", lembrou.

Também são parceiros dos Núcleos do Rio de Janeiro/RJ do projeto Vôlei em Rede a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e Fundo Rogério Jonas Zylbersztajn. Além da Stone, Enauta, Absoluto Partners, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério da Cidadania.

Para ver mais fotos deste dia acesse o link: https://drive.google.com/drive/folders/1T66X3TeDzCc3dfl3gddhNN6E5S2u24zI?usp=share_link