Área restrita SIGIC

12/04/2023

Um divertido Festival colocou a garotada literalmente para dançar e jogar muito vôlei no Núcleo Ricardo de Albuquerque do projeto Vôlei em Rede no Rio de Janeiro/RJ. A ação foi promovida pelo professor Alexandre Abreu, com o auxílio da coordenadora local, Renata Regis, e do coordenador de projetos, Gabriel Jungles Fernandes, este em semana de visita técnica ao projeto.

A ideia foi promover a integração entre as turmas do projeto e dar boas-vindas às aulas de 2023. “Eu adorei o evento e foi muito legal conhecer pessoas que ainda não conhecia e fazer novas amizades, as pessoas são muito simpáticas e legais. Eu queria muito que tivesse outro evento desses e espero que eu consiga novas amizades”, disse João Vitor Torres, 15 anos, da categoria Vôlei. 

Além de promover um momento de integração entre os alunos, os responsáveis/familiares e a escola que abriga o Núcleo, o evento motivou os alunos para as atividades que ocorrerão ao longo de 2023. “Realizar eventos como este no início do ano fazem com que os alunos se sintam felizes em iniciar no projeto, participando de um festival, ganhando medalha, se divertindo e aprendendo um pouco mais sobre o esporte e os valores ensinados por meio da nossa metodologia”, disse Gabriel. 

O festival reuniu as turmas de Minivôlei 3x3, 4x4 e Vôlei em atividades dívidas em três ambientes: Área de jogo, área de jogos e brincadeiras (com futebol de mesa, pebolim, tênis de mesa) e área para desenvolvimento das ações de valores das categorias, onde os alunos tiveram liberdade criativa para trabalhar os valores aprendidos em aula: responsabilidade, respeito e autonomia, respectivamente. 

Esta última atividade também proporcionou aos alunos um ambiente de criação de conteúdos digitais com ferramentas que estão presentes no cotidiano da garotada, vinculando a produção das mídias com os conceitos dos valores também trabalhados em aula. Assim, eles foram estimulados a refletir sobre a influência da responsabilidade, do respeito e da autonomia na criação de conteúdos digitais em uma ação ampliada de criatividade.

“Foi muito gratificante ver o sorriso no rosto da criançada, a alegria deles em receber uma medalha ao final dos jogos e compartilhar o momento com os amigos, com o professor do núcleo, assim como permitir que eles incluíssem a tecnologia no ambiente do evento”, completou Gabriel.

“Tudo foi muito bem preparado e programado, todos jogaram bem e quem não consegue ainda nós temos paciência, como o professor sempre fala. O que mais gosto é que todos nós, se perdemos ou ganharmos, sempre ganhamos uma medalha e nunca saímos com a mão vazia”, disse a aluna Ana Clara Oliveira Costa, de 12 anos, da categoria Mini 3x3.

Ao final das atividades, os pais e responsáveis entregaram medalhas para os seus filhos e aqueles que, por algum motivo, não tinham parentes presentes receberam a premiação de um colega. A felicidade foi completa e ficou estampada no rosto da garotada que terminou o dia dividindo um lanche coletivo e divertido. 

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Stone, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.