Festival da Amizade conquista alunos dos núcleos Londrina e Ribeirão do Pinhal/PR

Representantes dos parceiros e comunidade escolar marcam presença em evento realizado no Núcleo Ribeirão do Pinhal/PR.
Representantes dos parceiros e comunidade escolar marcam presença em evento realizado no Núcleo Ribeirão do Pinhal/PR.

Um evento com muito minivôlei e que reforçou valores como amizade e cooperação: esse foi o Festival da Amizade realizado para as crianças e adolescentes das categorias Mini 3×3, Mini 4×4 e Vôlei dos núcleos Londrina e Ribeirão do Pinhal/PR. O evento aconteceu no sábado, dia 21 de outubro, e teve suas atividades revezadas entre o Ginásio de Esportes Marcionílio Reis Serra e o Colégio Estadual Hermínia Lupion, sede das aulas do projeto Vôlei em Rede no município de Ribeirão do Pinhal. Foram mais de 100 alunos envolvidos no encontro. Também marcaram presença o prefeito da cidade, Wagner Martins, a secretária municipal de esportes, Liliane Ribeiro, a coordenadora de projetos do Núcleo Regional de Jacarezinho, Denise de Jesus, o diretor do colégio anfitrião, Adão Papi, e estagiários de educação física da Secretaria Municipal de Esportes.

A regra era aproveitar e fazer novas amizades, por isso a garotada foi orientada a formar equipes com integrantes de núcleos diferentes durante todo o evento. Os alunos deixaram a timidez de lado e adoraram esse formato de festival: “achei muito legal, fiz amizades com eles (alunos do Núcleo Londrina), joguei muito e achei eles muito divertidos. Gostei muito do ‘voleixiga’. Todos foram muito gentis, não vejo a hora de nos reencontrarmos”, contou a aluna Julia Fernanda Misael, 13 anos, da categoria Mini 4×4, do Núcleo Ribeirão do Pinhal.

Oficinas lúdicas promovem interação entre alunos dos núcleos Londrina e Ribeirão do Pinhal.
Oficinas lúdicas promovem interação entre alunos dos núcleos Londrina e Ribeirão do Pinhal.

Alguns pais também estiveram presentes e torceram por seus filhos. A Rozana de Jesus, mãe da aluna Kauane Leticia de Jesus, 13 anos, da categoria 4×4, do Núcleo Ribeirão do Pinhal, observou contente: “este Festival foi maravilhoso! Ver tantas crianças e adolescentes participando das atividades com tanto entusiasmo faz com que tenhamos certeza da importância do esporte na vida deles”. Paralelamente aos jogos, aconteceram as oficinas de dança criativa e ‘voleixiga’ cooperativa (com toalhas e bexigas cheias de água), ambas para mostrar a importância da cooperação – uns dos valores trabalhados pela Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol -, promover a confraternização entre os participantes e, é claro, divertir a todos.

Mais de 100 crianças e adolescentes participam de encontro entre núcleos do projeto Vôlei em Rede no Paraná.
Mais de 100 crianças e adolescentes participam de encontro entre núcleos do projeto Vôlei em Rede no Paraná.

No final das contas, foi possível perceber que o objetivo de formar novas amizades foi realizado com sucesso. “Criamos até um grupo no whatsapp para manter contato com as pessoas que conhecemos”, explicou a aluna Kauane Leticia. As áreas de jogos e as oficinas foram monitoradas pelos acadêmicos de educação física com o apoio dos alunos mais experientes da categoria Vôlei e ex-alunos. Ao final do evento, os alunos foram premiados, por categoria, com medalhas entregues pelos próprios estudantes da Secretaria Municipal de Esportes, professores dos núcleos e também pelo diretor da escola.

Parceiros do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Paraná: Governo do Paraná e via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever, Klabin, Ministério do Esporte e com apoio da Sanepar.

Fotos: Divulgação IC.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.