Área restrita SIGIC

08/01/2026

Os Festivais InterAgindo, promovidos pelo Instituto Compartilhar, tiveram como principal objetivo estimular a interação entre alunos de diferentes núcleos e municípios, ampliando as experiências vivenciadas no projeto Vôlei em Rede ao longo de 2025.

Realizados em diversas localidades dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, os festivais reuniram crianças e adolescentes atendidos pelo projeto em encontros que priorizaram a convivência, o respeito mútuo e a cooperação. As atividades foram organizadas em formato de jogos e vivências esportivas, permitindo que os participantes conhecessem novas realidades, colegas de outras cidades e diferentes formas de jogar e se relacionar dentro da quadra.

Mais do que a prática esportiva, os Festivais InterAgindo reforçaram os valores trabalhados pelo Instituto Compartilhar, como cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia, criando um ambiente favorável para a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos entre os alunos. Para muitas crianças, foi também a primeira oportunidade de participar de um evento com estudantes de outros núcleos, ampliando o repertório social e esportivo.

A aluna do Mini 4x4 do Núcleo Francisco Beltrão do projeto Vôlei em Rede no Paraná, Rafaela Vitória Dourado, 13 anos, participou do Festival Interagindo em Francisco Beltrão, no mês de outubro, e destacou: “O evento foi incrível. A quadra era grande, o jogo foi dinâmico e a energia do público fez tudo ficar ainda melhor. Cada ponto era comemorado com entusiasmo. Foi uma experiência simples, mas muito marcante”, disse.

“Ao promover encontros entre alunos de diferentes origens e contextos, os festivais contribuem para que reconheçam o esporte como um meio de aprendizado e convivência, reforçando o sentimento de pertencimento ao projeto Vôlei em Rede e ao Instituto Compartilhar como um todo”, destacou Luiz Fernando Nascimento, gerente executivo do Instituto Compartilhar.

São parceiros institucionais do Instituto Compartilhar: Editora Sextante, Delírio Tropical, Bosisio, Macedo Soares Advogados e IRKO Consultoria.