Área restrita SIGIC

30/06/2023

O mês de junho foi movimentado nos núcleos do projeto Vôlei em Rede do estado do Paraná. Em cada localidade, os professores organizaram atividades que trabalhassem com os valores aprendidos em aula, considerando as características e programações das escolas onde as aulas do projeto acontecem.

O primeiro a realizar o Festival de Valores foi o Núcleo Maringá. O evento aconteceu no dia 06 de junho e envolveu atividades que trabalharam os valores de cooperação e respeito com uma palestra sobre as regras do esporte e arbitragem. 

“O vôlei para mim é mais que um hobby porque daqui eu tiro tudo o que tenho e quando volto pra casa muito melhor”, contou Rafael Gimenes Araújo, de 12 anos, aluno da categoria Mini 3x3 no núcleo.

No dia seguinte (7) foi a vez de Ponta Grossa promover o seu evento. Para isso, os alunos ajudaram na organização e aprenderam mais sobre os valores de cada turma. "Colocamos em prática a cooperação, deixando o ginásio limpinho no final do evento, pois o colégio está com poucos funcionários de limpeza. Agora é esperar pelo próximo", contou Victor Leonardo Alves de Jesus, 15 anos, categoria Vôlei.

Já no dia 13, o Núcleo Pato Branco realizou o seu Festival de Valores com o tema de festa junina. Os alunos cooperaram com a decoração da quadra, além da organização do lanche que foi compartilhado entre todos e contribuir com a organização das equipes para os jogos. 

“O Festival foi bem legal e organizado. Me diverti muito jogando com minhas amigas, ajudando na decoração e arrumando a mesa com as comidas. Festivais são importantes para, além de jogar, a gente aprender mais sobre responsabilidade, respeito e cooperação”, contou Ana Maria Bugança, de 12 anos, aluna da categoria Mini 3x3.

No oeste do estado, o Núcleo Cascavel que promoveu, no dia 17, um Festival repleto de brincadeiras que fizeram os alunos refletirem sobre os valores fundamentais para o esporte. Também contou com a presença de ex-alunos do projeto, pais, professores e funcionários. 

Para a professora Vera Gutinik, que já tinha sido professora do projeto no passado e retornou em 2023, ver que a essência dos festivais e das aulas segue sendo a mesma é estimulante. “Mesmo sem fazer parte do projeto sempre estive nos bastidores auxiliando no que podia. Como professora efetiva do colégio e apaixonada por voleibol sempre tive aulas de treinamento e organizar esse evento com os alunos, ver a empolgação, ansiedade e o engajamento deles foi gratificante”, disse.

Assim como em outros núcleos, a arbitragem também foi o tema principal do Festival de Valores em Cianorte. O núcleo reuniu seus alunos no dia 20 de junho para uma palestra com uma convidada especial: a ex-aluna e hoje árbitra de vôlei, Gabriela Trindade.

No bate-papo com a garotada ela falou sobre o seu trabalho, as regras básicas do voleibol e a importância dos valores que aprendeu no projeto e que leva para sua vida. "Fiquei muito feliz em retornar a esta casa que tenho tanta saudade e boas lembranças, além de poder contribuir com minha experiencia profissional", contou Gabriela Trindade.

Tema que também foi trabalhado em Londrina no dia seguinte (21) com a palestra “Noções de Arbitragem” ministrada pelo professor do núcleo Alessandro Mori. Ele falou sobre os valores do esporte e montou uma atividade em que os próprios alunos atuaram como árbitros de partidas dos colegas. A garotada também confeccionou algumas montagens de fotos com os gestos de arbitragem para que todos se familiarizassem com ela e pudessem realizar cada ação em jogo.

“A palestra foi bem produtiva, falamos sobre as regras básicas, condutas e sinais dos árbitros. Além disso, os valores do projeto foram refletidos no que tange ao respeito ao jogo, às regras e aos companheiros e adversários. Após a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de jogar e atuar como árbitros. Foi uma manhã de muito aprendizado”, disse Alessandro.

Dinâmica parecida com a trabalhada no Festival de Valores do Núcleo Francisco Beltrão no dia 22. Com uma palestra sobre todos os valores que são trabalhados no projeto Vôlei em Rede, os alunos aprenderam como eles estão presentes nos jogos além das regras básicas e sinais do esporte. 

“Acredito que o vôlei esteja me ajudando muito a fazer novos amigos e mais exercícios físicos. Esse Festival me ajudou também a entender melhor sobre as regras do vôlei e que respeitar as regras é muito importante”, contou Gabriela Godoy Simon, de 14 anos, aluna da categoria Vôlei.

Já no dia 24 de junho, foi a vez do Núcleo Ortigueira trabalhar a temática. “O dia de hoje foi bem especial, pois a professora me colocou como árbitro do 3x3, e eu me senti muito feliz e realizado. Vi que me esforçar durante as aulas está dando resultado, eu amo as aulas do projeto e hoje foi muito top”, contou o aluno da categoria Vôlei, João Gabriel Sontack Ribas, de 14 anos. 

Os núcleos de Guaratuba, Campo Largo e Pitanga realizaram em seus locais os Festivais de Valores no dia 27 com muito aprendizado sobre cooperação, respeito e autonomia. “O evento representou um momento descontraído e recreativo para que os alunos pudessem se socializar e criar laços de amizade. A vivência na arbitragem foi importante para ampliar o conhecimento das regras do esporte e de convivência, representando uma valiosa oportunidade para que os alunos vivenciem a tomada de decisão, liderança, trabalho em equipe, empatia e respeito pelos colegas”, contou a professora do Núcleo Guaratuba, Cássia Graciotto.

Uma ação que empolgou os alunos de Campo Largo, como conta Cassiano Sokulski, de 14 anos, aluno da categoria Vôlei. "Participei do Festival da minha categoria e aprendi sobre arbitragem e jogos cooperativos. Tive a oportunidade de aplicar o que aprendi sobre as regras do jogo com os alunos do Mini 3x3. Espero que aconteçam mais festivais como esse", disse.

“Os alunos tiveram uma palestra das principais regras do vôlei para aplicar no mesmo dia, usando a responsabilidade de confeccionar os placares, súmulas e cooperando com os amigos nas decisões em quadra. Também trabalharam o respeito atendendo o que os árbitros apitavam. Acredito que após este evento ficou mais claro a arbitragem correlacionada com os valores do Vôlei em Rede”, avaliou o professor Vilson José Sherpinski, do Núcleo Pitanga.

Para encerrar o mês cheio de aprendizados sobre os valores e a importância das regras do esporte, os núcleos de Telêmaco Borba e Cornélio Procópio realizaram no dia 29 seus Festivais com o tema Valores Humanos. Para isso, promoveram atividades práticas em que os alunos foram estimulados a cooperarem na organização das quadras com a confecção de placares, cartazes com sinais de arbitragem, montagem das redes, entre outros. 

Também aprenderam mais sobre responsabilidade ao arbitrar os jogos dos colegas, entendendo a importância de se respeitar as regras, os adversários e companheiros de equipe e entendendo que teriam a autonomia para tomar as melhores decisões durante todo o evento. “Achei muito legal e divertido porque estamos interagindo com várias pessoas de outras categorias, sempre desenvolvendo os valores, que no nosso caso é a autonomia. Fizemos à prática de apitar os jogos e foi muito interessante principalmente para os alunos novos que não tinham ainda essa noção de apitar”, contou Mariana Valias da Cruz de Souza, 14 anos, categoria Vôlei do Núcleo Telêmaco Borba 

“Foi conversado com todos os alunos sobre a importância do trabalho realizado de valores, que é algo que se leva para a vida toda. Falei sobre a relevância da cooperação no vôlei, mas também em casa e na escola. Sobre o Respeito com os professores, funcionários alunos e amigos do mesmo. Que todos tem autonomia para fazer suas escolhas, mas devem ter como base todos os outros valores. A participação dos alunos, professores e funcionários da escola foi ótima”, contou Sueli Alves Pinheiro Correa, professora Núcleo Cornélio Procópio.

Para encerrar o mês de eventos, dia 30 foi a vez de Ribeirão do Pinhal fazer seu evento, promovendo a prática dos valores trabalhados durante as aulas, além da realização de uma oficina de arbitragem. “O Festival foi muito bom pois consegui aplicar os valores que aprendemos no projeto desde o começo como ter respeito e cooperação com os demais. Fico muito feliz por estar participando do projeto porque ali nos divertimos e aprendemos muito a conviver com o próximo”, disse Welington Alvarenga de Lima, de 14 anos, aluno da Vôlei.

Já os núcleos de Guarapuava e Central, em Curitiba, realizarão seus Festivais de Valores no início do mês de julho.

Confira mais fotos desses dias especiais em nossas Redes Sociais!

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná, Itaú, Colégio Positivo, ArcelorMittal, B3, Klabin, Stone, Bosch, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C Eletric Co., Servopa, Sysmex, Arotubi e Schattdecor, via Lei Federal de Incentivo de Esporte do Ministério do Esporte.