Área restrita SIGIC

12/01/2026

Com espírito de celebração e reencontro, os Festivais de Encerramento deram um significado especial ao fim do segundo semestre de 2025. Em diferentes cidades, alunos do projeto Vôlei em Rede se reuniram para comemorar as conquistas do ano e fortalecer os laços construídos ao longo das aulas.

Acontecendo nos próprios locais onde o projeto está presente, os festivais proporcionaram momentos de convivência, integração e participação coletiva, com jogos, festivais internos e atividades conduzidas pelos professores. Em alguns núcleos, como no Rio de Janeiro, as ações incluíram eventos esportivos entre diferentes turmas e celebrações especiais, como os 15 anos do Vôlei em Rede no estado — um marco da trajetória construída junto às comunidades.

Patricia Saviski, mãe de Pietro Kenji Saviski Maciel, de 10 anos, Mini 2x2, compartilhou sua percepção sobre o festival de encerramento do Núcleo Central - Curitiba/PR: “Dia perfeito para eles. Um dia muito gostoso. Aproveitaram bastante na quadra, lá fora, com os brinquedos infláveis. Trabalho incrível. Fico muito feliz que meu filho faz parte desse projeto. Obrigada!".

Além de encerrar o calendário do semestre, os Festivais de Encerramento reafirmaram o esporte como uma forma de aprendizado e desenvolvimento humano, permitindo que os alunos colocassem em prática os valores de cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia trabalhados ao longo do ano. Para muitas crianças e adolescentes, os encontros também representaram um momento de reconhecimento do próprio percurso, fortalecimento do sentimento de pertencimento aos núcleos e continuidade do vínculo com o projeto Vôlei em Rede e com o Instituto Compartilhar.

São parceiros institucionais do Instituto Compartilhar: Editora Sextante, Delírio Tropical, Bosisio, Macedo Soares Advogados e IRKO Consultoria.