Área restrita SIGIC

25/05/2024

Os ex-alunos do Instituto Compartilhar, Guilherme Kachel, Rhendrick Resley e Gian Moraes estiveram juntos em quadra, no Complexo Esportivo Tarumã, em Curitiba/PR, neste sábado (25), para o Desafio Solidário do Voleibol. O evento reuniu as estrelas do esporte, que jogaram uma partida, fãs, voluntários e alunos do projeto Vôlei em Rede com o intuito de arrecadar doações para o Rio Grande do Sul.

Os coordenadores do Compartilhar Josmar Coelho, Alexandro Martins e Gabriel Jungles também trabalharam voluntariamente no dia auxiliando o trabalho em quadra e a organização do evento. “Participar como voluntário no dia vai de encontro com os valores que nossos alunos aprendem conosco em quadra. Praticar a solidariedade por uma causa importante como contribuir para a reconstrução e atendimento a milhares de pessoas desalojadas por conta do evento climático que aconteceu no Rio Grande do Sul ensina muito sobre respeito, cooperação e responsabilidade”, explica Alexandro.

Foram companheiros dos ex-alunos os jogadores: Lukinhas, Tales, Clésio Prado, Rodrigão, Dante, Alison, Carlão, Emanuel e Giba. Eles venceram por três sets a zero a seleção de Curitiba, formada por Gustavo Volci, Jean Marques, Henrique Moreira, Fabiano da Silva, Milton Caputo Junior, Rodrigo da Rossa, Cleder Vital, Marcos Al-Bdywoi, Rafael Berberi, Alexandre José dos Santos, Carlos Eduardo Nogueira, João Victor Novakowski, Eduardo Lindner e Ricardo Muniz.

Uma mistura de gerações de atletas que motivou profissionais e aspirantes no esporte. “Foi um prazer ser convidado para participar desse jogo cheio de ídolos que fizeram história com a camisa da seleção brasileira, estar em quadra com eles e no mesmo time foi um sonho de criança realizado, que começou quando entrei no projeto aos nove anos. É nesta fase que aprendemos a disciplina no esporte, o respeito aos colegas e a dedicação para continuar evoluindo nos treinos, uma base de princípios e fundamentos que fui muito bem ensinado dentro do Compartilhar”, contou Kachel.

Valores que os alunos atuais do projeto Vôlei em Rede experimentaram de uma maneira diferente. “Eu gostei muito de ir ao evento porque foi minha primeira vez num jogo ‘oficial’. Aprendi várias coisas e ainda pude ajudar com a doação de alimento às pessoas que precisam no Rio Grande do Sul”, disse Mariana Mendes, de 13 anos, aluna do Mini 4x4, no Núcleo Central-Curitiba.

Experiência que também trouxe boas lembranças e ânimo aos ex-alunos que agora são atletas profissionais e puderam voltar às quadras onde aprenderam o esporte. “Foi uma emoção muito grande e uma mistura de sentimentos voltar a jogar no ginásio onde comecei, depois de mais de 20 anos. Além de poder jogar ao lado de ídolos como Giba, Rodrigão e Dante que fazem parte da geração de campeões olímpicos de 2004 e que me inspirou. Ver o ginásio lotado, reencontrar amigos e família, e lembrar do incentivo que recebi do Emanuel em 2003 que falou para mim ‘você é bom, você vai chegar lá libero’, tudo isso trouxe um sentimento de gratidão e passou um filme na minha cabeça”, contou o Gian Moraes.

O atleta também lembrou do seu tempo no projeto. “Estar ali também mostra a grandeza do projeto do Instituto Compartilhar hoje, que na minha época era Centro de Excelência do Rexona, como era grande e ainda continua colhendo frutos. Eu só tenho gratidão total a esse projeto, porque foi ali onde tudo começou, onde despertou e que segue ajudando pessoas. Sei que a ideia nunca foi formar jogador, mas foi tão grandioso que saíram vários jogadores dali, então só tenho gratidão ao projeto”, concluiu.

Nos intervalos da partida, os jogadores aproveitaram para atender o público que esgotou todos os ingressos disponíveis, o que se tornou uma grande festa, recheada de 8 toneladas de doações. Motivo esse de inspiração para os mais novos, que estão descobrindo o esporte e aprendendo o valor de ajudar ao próximo. “Sinceramente, eu gostei muito de estar neste evento. Foi muito legal conhecer pessoalmente os atletas que foram muito gentis comigo e ainda mais ajudá-los no dia. Foi uma sensação muito boa e uma oportunidade única estar perto daqueles que inspiram tantas pessoas”, contou Murylo Gabryel, de 14 anos, aluno da categoria Vôlei do Núcleo Central-Curitiba e que atuou como boleiro no dia.

O Desafio Solidário do Voleibol foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), e fez parte da etapa de Curitiba e Região Metropolitana dos Jogos de Aventura e Natureza.

*Com informações da Agência de Notícias do Paraná