Ex-aluno vai a Paris: Analista de projetos do Instituto Compartilhar volta de viagem após representar a entidade no Congresso Internacional de Sociologia do Esporte
[caption id="attachment_7678" align="alignleft" width="225"] Analista de projetos, Ana Elisa Caron, representa o Instituto Compartilhar no Congresso Internacional de Sociologia do Esporte.[/caption]
Foco e união são as palavras certas para definir a viagem da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Ana Elisa Caron, a Paris. Conhecer o cenário deslumbrante que compõe a capital francesa foi bom para ela, mas melhor ainda foi representar a entidade e milhares de ex-alunos no Congresso Internacional de Sociologia do Esporte. O evento, com representantes de 41 países, aconteceu entre os dias 9 e 12 de junho na Sport Sciences Faculty. Além de apresentar os resultados da pesquisa “Ex-aluno, por onde você anda?”, Ana pôde observar como é o trabalho realizado por diversas instituições espalhadas mundo afora e vivenciar experiências novas que serão aproveitadas tanto para sua vida pessoal e profissional, como para o Compartilhar.
Durante o congresso aconteceram várias apresentações simultâneas, separadas por seções diferentes. Cada uma delas era composta por quatro ou cinco trabalhos expostos por cerca de 20 minutos, sendo cinco destinados a dúvidas, sugestões e até mesmo críticas construtivas da plateia. Esporte dento da escola e na universidade foi o tema norteador das discussões da seção onde Ana estava, na quarta-feira, dia 10 de junho, junto com o presidente da International Sociology of Sport Association (ISSA) – organizadora do evento – e de representantes de países como África do Sul, Colômbia e Malásia. “Foi possível ver alguns resultados se repetindo, alguns padrões que realmente fazem a diferença em qualquer lugar do mundo”, observou Ana.
Apesar de um pouco ansiosa, Ana contou que conseguiu expor, dentro do tempo previsto, os principais resultados da campanha “Ex-aluno, por onde você anda?”. De acordo com ela, um dado que chamou bastante a atenção do presidente da ISSA e dos demais participantes foi que 80% dos ex-alunos respondentes afirmaram continuar praticando atividade física mesmo depois da saída dos projetos socioesportivos do Instituto Compartilhar. “20, 30, 40… não! Foram 738 respostas de ex-alunos. É um trabalho de 18 anos que faz toda a diferença”, afirmou Ana, com toda a experiência que possui dentro da entidade. Antes de analista de projetos, ela foi aluna, estagiária e professora do Compartilhar. Entre outras informações contidas na pesquisa, está a qualidade das aulas e dos professores.
A pesquisa “Ex-aluno, por onde você anda?” foi desenvolvida em 2013 com o objetivo de mensurar os impactos que a prática esportiva teve na formação de alunos do Instituto Compartilhar. Para isso, a entidade disponibilizou um questionário online, com perguntas abertas e fechadas. Ao todo, 738 alunos egressos de todo o Brasil participaram. Os pesquisadores responsáveis pela análise sociológica dos resultados foram os Profs. Drs. Wanderley Marchi Júnior e Gilmar Francisco Afonso e a doutoranda Tatiana Sviesk. Inclusive, Wanderley também esteve no congresso, prestigiou a apresentação de Ana e, no dia seguinte, 11 de junho, falou sobre sociologia do esporte no Brasil e na América Latina.
[caption id="attachment_7680" align="alignleft" width="225"] Ana aproveita para conhecer pontos turísticos de Paris.[/caption]
“Sinto orgulho de fazer parte de uma instituição séria, que mantém o foco na qualidade de tudo o que faz, e os resultados da pesquisa refletem essa qualidade. Orgulho de fazer parte de um grupo de profissionais que cumpre com todas as tarefas da melhor maneira possível, sempre superando as expectativas e querendo fazer sempre melhor do que já fez. Orgulho de ter colegas de trabalho que não se acomodam e estão sempre em busca de evolução. Orgulho de ter o Bernardinho como diretor presidente, espelho na busca constante pela excelência”, reconheceu Ana.
A aventura profissional se tornou realidade graças a mobilização de várias pessoas que acreditam no desenvolvimento humano por meio do esporte, que abraçaram a causa e participaram de um financiamento coletivo para ajudar a custear todas as despesas da viagem. “O que eu posso fazer hoje é agradecer a todos que confiaram a mim essa missão”, agradeceu contente. Mesmo com pouco tempo, Ana conseguiu ir a vários pontos turístico de Paris, segunda cidade mais visitada do mundo, e conhecer mais sobre a cultura local. “É muito legal, a cidade é maravilhosa, você sai para andar e dá de cara com muitas coisas bonitas!”, contou encantada. Entre todos os lugares lindos por onde passou, Ana viu de perto a famosa Torre Eiffel, subiu na Torre Notre Dame e no Arco do Triunfo e se encantou com o Museu do Louvre.
Fotos: Divulgação IC.