Área restrita SIGIC

03 de março

O bom filho à casa torna. Essa é a mensagem passada por Gabriel Jungles Fernandes, que assumiu em março a coordenação de projetos do Instituto Compartilhar e irá contribuir com o desenvolvimento do projeto Vôlei em Rede. 

“Sou completamente apaixonado por voleibol e estou muito feliz em retornar para o Instituto Compartilhar. Depois de alguns anos afastado para me dedicar aos estudos, retorno para uma função que sempre sonhei em exercer. É um misto de sensações, pois me sinto em casa novamente, porém vivendo coisas que nunca vivi antes”, conta.

No canto inferior direito, Gabriel joga no projeto Vôlei em Rede. Foto: Arquivo pessoal

Gabriel foi aluno entre os anos de 2000 e 2004, se tornou estagiário em 2009 e em 2014 assumiu o cargo de professor no Núcleo Central em Curitiba/PR, posição que ocupou até 2018. Uma época em que pode repassar para os mais novos todos os ensinamentos técnicos e valores aprendidos com Katia Keller, também coordenadora de projetos do Instituto Compartilhar e que foi sua professora no projeto. Vivências estas repletas de surpresas positivas e inesquecíveis, alguns anos após Gabriel assumir o cargo de professor, uma de suas alunas era nada mais nada menos que a filha da sua primeira professora do projeto, Katia Keller.

“O Gabriel era um aluno bem bagunceiro, mas sempre foi muito atento a tudo e participava das aulas sempre com muita dedicação. Nunca imaginei reencontrá-lo como professor e agora como coordenador, o que é muito bacana”, conta a coordenadora. 

“Ele sempre se mostrou apaixonado pelo voleibol e pelas crianças do projeto quando trabalhava como professor. Seu carisma e alegria são contagiantes! Nas aulas em que vi ele trabalhando, sempre se mostrou muito solicito e preocupado com a qualidade do que estava ensinando, isso é Instituto Compartilhar”, disse Kátia. “Nós aqui aprendemos desde o início, quando o Bernardo, Hélio e Tabach davam aula, a buscar a excelência no que estávamos fazendo. Ele também acredita nisso, o que faz dele uma pessoa com perfil dos nossos projetos. Com o caminho que trilhou até aqui, acredito que ele tem muito a contribuir com a coordenação dos projetos”, completa.

Entre suas atividades como profissional no Instituto Compartilhar, se destaca a participação no projeto internacional desenvolvido por uma ONG europeia em parceria com o SESC, o “Youth on the Move”, em 2015. O projeto teve duração de um ano e selecionou 30 jovens de vários países da América Latina (Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Cuba, Venezuela e Uruguai). 

Foram realizados cursos e workshops online e presenciais sobre gestão de projetos e eventos esportivos. “Participar do Youth on the Move foi uma oportunidade essencial para a minha evolução profissional. Além do intercâmbio cultural proporcionado, poder aprender a realidade esportiva de outros países e compartilhar experiências foi sensacional para minha formação como professor. Foi um presente que o Instituto me deu”, lembra Gabriel.  

Gabriel no projeto "Youth on the Move".
Foto: Arquivo pessoal

Graduado, com mestrado em Educação Física pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e doutorando em Educação Física na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o novo coordenador de projetos também acumula em seu currículo a experiência de ter trabalhado com o fundador do Instituto e técnico multicampeão, Bernardinho. Em 2011 Gabriel ganhou a oportunidade de participar do treinamento da equipe de voleibol do Rio de Janeiro, onde auxiliou os treinamentos e participou do processo de preparação da equipe comandada por Bernardinho.

“Naquele ano (2011) pedi à coordenação do Instituto para ir até o Rio de Janeiro fazer uma coleta de dados para a minha pesquisa de conclusão do curso de graduação e consequentemente participar dos treinamentos da equipe. Após o contato, o Bernardo e a comissão técnica da equipe autorizaram a minha ida e me receberam muito bem. Permaneci cerca de um mês na cidade do Rio de Janeiro auxiliando nos treinos e acompanhando os jogos da Superliga. Foi uma experiência única estar perto de atletas da seleção brasileira, algumas campeãs olímpicas, e do melhor treinador de voleibol do mundo”, conta Gabriel.

Gabriel e Bernardinho em campanha com ex-alunos. Foto: Arquivo pessoal