Área restrita SIGIC

A dupla de atletas Thainara Oliveira e Aline Lebioda, medalhistas de prata do Aberto na 12ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, realizada em outubro em Maceió/AL são ex-alunas do Instituto Compartilhar. Thainara foi aluna do projeto Vôlei em Rede - Núcleo Natal/RN no ano de 2011 e Aline foi aluna de 1999 a 2001, do Núcleo Central ainda no Ginásio Tarumã em Curitiba/PR e quando o projeto se chamava Centro Rexona de Excelência do Voleibol.  

Aline conta que não fazia ideia de que sua parceira também teve o projeto como ponto de partida no esporte. “A gente não tinha conversado sobre isso e fiquei muito surpresa quando descobrimos. É muito legal saber que participamos do mesmo projeto, em épocas diferentes, mas com o mesmo sistema de ensino e metodologia”, disse. 

Apesar de ter permanecido pouco tempo no projeto, Thainara contou que foi no Núcleo Natal que ela aprendeu o esporte e descobriu seu talento. “Eu fiquei só por um ano no projeto, mas foi um período de muitas mudanças e conquistas. Eu fazia atletismo na época e sempre gostei muito dessa área de educação física, me adaptei facilmente ao esporte e logo comecei a me destacar nos jogos e competições”, explicou.

Aprendizados estes que também foram importantes para a Aline que começou a se encantar pelo voleibol quando ia assistir os jogos do Rexona em Curitiba. “Essa paixão que eu tenho pelo vôlei começou lá nos jogos do Rexona que eu ia assistir junto com meus pais e minha tia e foi quando quis participar da escolinha, que na época era do Rexona. Foi também lá que descobri a importância de ganhar e perder, principalmente perder que é algo muito difícil para um atleta. Um ensinamento que começou com o Alexandro, Fabinho, Vinicius e outros professores do projeto”, contou.

Aulas com os professores do projeto Vôlei em Rede que permitam a Thainara encontrar suas primeiras oportunidades. “Foi quando começaram a abrir as portas pra mim, tanto na questão acadêmica como na questão do esporte. Eu estudava em uma escola pública porque minha família não tinha condições de pagar escola privada e foi no projeto que ganhei uma bolsa de estudos para a escola Nossa Senhora das Neves que tinha escolinha de vôlei”, lembrou.

Crescimento que marca a história da dupla que vem se destacando nas competições deste ano e inspirando novos atletas. “Acho que essa parceria com a Thai está sendo maravilhosa, estamos conseguindo montar um time e eu estou muito feliz. Então o que posso dizer para que está começando no esporte é para não desistir. As vezes é muito difícil e complicado chegar no topo, porque se fosse fácil todo mundo chegava, mas não desistir é a palavra de ordem para mim. Se você quer, vai atrás que um dia dá certo”, aconselha Lebioda.  

Foto: Ana Patrícia/Inovafoto/CBV