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[caption id="attachment_9995" align="alignleft" width="300"]Equipes confeccionam cartazes com bandeiras dos países que representam seus times e com valores da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol Equipes confeccionam cartazes com bandeiras dos países que representam seus times e com valores da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol[/caption] Na Escola Municipal Georg Pfisterer, sede Núcleo Leblon – Rio/RJ, os alunos do projeto Vôlei em Rede participaram de uma gincana na segunda quinzena de agosto nomeada como Copa do Mundo. Cada uma das equipes representou um país diferente, somando pontos para seu time a cada vez que realizava uma das atividades propostas pelo professor Rafael Melo. Além disso, as equipes, lideradas por ex-alunos, foram montadas com alunos de turmas diferentes para que todos fizessem novas amizades. Cada país (grupo) também ficou responsável por um dos valores da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. No primeiro dia, o professor distribuiu cartolinas para as quatro equipes, que desenharam e coloriram a bandeira de seu país de escolha (França, Marrocos, Estados Unidos e Suíça) e escreveram sobre um valor, como a responsabilidade por exemplo. Também aconteceram partidas de “queimada”, brincadeira que exige bastante agilidade e cooperação entre os participantes. Foram dois jogos para que todos pudessem participar, sem repetir os jogadores. A diversão foi garantida. [caption id="attachment_9993" align="alignright" width="300"]Copa do Mundo do Núcleo Leblon – Rio/RJ acontece durante seis dias com várias atividades esportivas Copa do Mundo do Núcleo Leblon – Rio/RJ acontece durante vários dias com diversas atividades esportivas[/caption] A Copa do Mundo do Núcleo Leblon seguiu, no outro dia, com a pintura das bandeiras e contou com um torneio de Mini 4x4 (jogos de Minivôlei com quatro alunos em cada time). Como forma de incentivo aos valores do projeto, principalmente o respeito, cada aluno que fosse à rede para cumprimentar a outra equipe garantia um ponto a mais para seu país na pontuação geral. A divisão dos times, que uniu alunos que não se conheciam ou tinham pouco contato, foi um sucesso entre a garotada, como disse a aluna Sarah Sicarelli, 12 anos, da categoria Mini 3x3: “Gostei muito da equipe que entrei, apesar de não conhecer quase ninguém, porém todos foram muito bacanas”. [caption id="attachment_9994" align="alignleft" width="225"]Trabalho em equipe é fortalecido com evento realizado para todas as turmas de Minivôlei do projeto Vôlei em Rede Trabalho em equipe é fortalecido com evento realizado para todas as turmas de Minivôlei do projeto Vôlei em Rede[/caption] Inspirado no primeiro modelo de voleibol criado por William Morgan, o Vôlei Morgan foi proposto por Rafael  no terceiro dia de evento. Esta foi a atividade de maior interação, já que uma das principais regras é não ter limite de jogadores por time, nem de toques na bola. A aluna Maryana Coelho, 14 anos, da categoria Vôlei, afirmou satisfeita: “Eu achei mega legal da parte do Rafael fazer uma Copa do Mundo aqui! Além de expandir nossos conhecimentos, pudemos conhecer melhor nossos colegas do vôlei. As competições são muito legais, aumentam nosso interesse!”. O último dia foi dedicado ao “quadribol” (jogo com base no vôlei que utiliza mais de dois lados de quadra) e aos depoimentos dos alunos sobre as atividades.     “Eu gostei desta ‘Copa’, pois com ela tive uma experiência ótima com outras pessoas que eu não conhecia, aprendi coisas novas como, por exemplo, a queimada com vários times e o vôlei com mais de seis pessoas. Além disso aprendi a trabalhar em equipes com pessoas novas! ”, disse o aluno Nicolas Cabral, 15 anos, da categoria Vôlei. A tabela de classificação você confere abaixo: 1º USA - 137 pontos 2º Marrocos - 131 pontos 3º Suíça - 126 pontos 4º França - 101 pontos Para Rafael, a motivação de fazer um evento como este está na oportunidade de unir as três turmas do projeto Vôlei em Rede do Núcleo Leblon. Segundo o professor, os objetivos de fazer seus alunos interagirem uns com os outros e trabalhar a aplicação dos valores no dia a dia foram alcançados. Como complemento, ele frisou a alegria visível das crianças e adolescentes durante a competição e na hora da revelação da equipe campeã. Apesar das pontuações, todos os meninos e meninas são vencedores, já que praticaram o que aprendem durante as aulas de Minivôlei, como o respeito, a responsabilidade e a autonomia. Parceiros dos Núcleos Rio/RJ do projeto Vôlei em Rede: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, Queiroz Galvão. Parceiros Institucionais: Uptime, Sextante e Delírio Tropical. Fotos: divulgação IC