Esporte em pauta: eventos promovidos pelo Consulado Geral dos Estados Unidos e pela Rems conta com participação da analista de projetos do Instituto Compartilhar
[caption id="attachment_8172" align="alignleft" width="300"] Analista de projetos do Instituto Compartilhar, Ana Elisa Caron, participa de mesa de discussão sobre esporte, educação e juventude durante encontro de intercambistas de programas esportivos do Governo dos Estados Unidos – Sports Alumni Summit.[/caption]
O encontro entre intercambistas de programas de esportes americano - Sports Alumni Summit - e a Conferência Internacional sobre Sistemas Esportivos realizados nos dias 06 e 07 de junho respectivamente em São Paulo, reuniram diversas pessoas da área para trocar experiências e traçar novas perspectivas futuras para a próxima década. Entre elas, esteve presente a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Ana Elisa Caron. Em 2014, ela participou do Esporte para a Comunidade, uma ação do Governo dos Estados Unidos que capacitou jovens líderes para a formação pensada em iniciativas que beneficiam a sociedade.
“O encontro dos intercambistas foi muito positivo. Nos incentiva a refletir, se posicionar, identificar o que é mais relevante agora e é importante para preparar todos que estão envolvidos com o esporte”, avaliou Ana sobre o Sports Alumni Summit. Neste primeiro dia de atividades, o encontro aconteceu no hotel Maksoud Plaza e teve como pauta “O Esporte que Queremos”, que também gerou reflexão sobre os últimos anos da área esportiva no Brasil - país que sediou megaeventos como a Copa Mundial da FIFA e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Pela manhã, os participantes se dividiram em quatro mesas temáticas: Esporte e empoderamento; Esporte, inclusão e acessibilidade; Esporte e gestão e Esporte educação e juventude, na qual Ana Elisa atuou como facilitadora junto com Guilherme Augusto Matos que participou do projeto de intercâmbio Estrelas do Basquete. Segundo a analista, a prática esportiva entre os jovens possui um grande declínio após os 14 anos de idade e o principal foco da discussão foi descobrir como deixar o esporte mais atrativo para eles. Já o período da tarde ficou reservado para a troca de informações entre as mesas, que buscaram apresentar as principais ideias discutidas durante o dia.
[caption id="attachment_8173" align="alignright" width="300"] Evento em parceria com a Rede Esporte pela Mudança Social – REMS põe em foco Sistemas do Esporte.[/caption]
Já a Conferência Internacional sobre Sistemas do Esporte, aberta ao público, foi realizada pelo Consulado Americano em conjunto com a Rede Esporte pela Mudança Social (Rems), no Museu do Futebol do Estádio do Pacaembu. O evento contou com a participação da professora americana especialista em esporte e desenvolvimento, Chris Green, da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista na área de gestão pública de esporte e lazer, Cássia Damiani, e da coordenadora da Ação Nacional da ONG Atletas pelo Brasil, Silvia Gonçalves.
Durante a conversa foram discutidos os sistemas de ensino americano, canadense e brasileiro, pontos fortes e fracos de cada e possíveis melhorias, além de uma abordagem sobre a legislação esportiva brasileira. As ideias foram apresentadas e o palco foi aberto ao público para perguntas e respostas. “Tivemos um momento bem grande para discussão e debate. Isso foi muito rico”, relatou a analista. O evento foi encerrado com as palavras do especialista em psicologia do esporte, Fabio Silvestre, que reforçou principais momentos e pensamentos dos dois dias para finalizar o encontro.
Fotos: Divulgação IC.