Área restrita SIGIC

A Escola Municipal Prof. Benevenuto de Figueiredo Torres, em Campinas/SP passa a contar, a partir de outubro, com o Núcleo São José do projeto Vôlei em Rede, do Instituto Compartilhar, para ensinar o esporte de maneira gratuita no contraturno de suas aulas curriculares. O projeto oportuniza os alunos da escola no aprendizado do vôlei e de valores que contribuem para a formação de seres humanos mais ativos, saudáveis, autônomos e mais participativos na sociedade. 

As aulas já são um sucesso entre a garotada que preencheram a maior parte das 84 vagas nas categorias Mini 2x2, para crianças de 9 a 10 anos, de Mini 3x3, para alunos de 11 a 12 anos, Mini 4x4, para alunos de 13 anos, e vôlei, 14 a 15 anos. “A expectativa para o início do projeto foi grande, mas depois de meses aguardando, os alunos começaram a aprender o esporte. A procura foi grande e as turmas das categorias Mini 2x2 e Mini 3x3 já estão superlotadas”, disse a professora Maristela Santos e Silva, do núcleo São José.

“Antes eu tinha muita vergonha e ficava muito triste porque não sabia o que fazer, mas agora que estou aprendendo a jogar vôlei descobri que é uma coisa muito boa para mim. Eu gosto muito desse esporte porque ele me deixa muito feliz quando eu jogo”, disse a aluna da categoria Mini 2x2, Lara Silva Zanardi Cazotti, de 8 anos.

Para receber o projeto, a escola reformou sua quadra onde as aulas ocorrem e o Instituto Compartilhar distribuiu todos os materiais necessários para as aulas de vôlei e credenciou os professores que irão ministrar as aulas na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. Mais do que formar atletas o objetivo é transmitir por meio do esporte os valores de responsabilidade, respeito e autonomia, de acordo com cada categoria. 

Por isso, as aulas são ministradas em espaços reduzidos que oportunizam mais os acertos do que os erros. “A Metodologia do Instituto Compartilhar é construída pensando na satisfação da criança em todos os momentos da aula, e possibilitando a realização dos exercícios de forma gradativa e divertida. Ficamos felizes em abrir mais um núcleo na cidade de Campinas, e percebemos que tanto as professoras quanto as crianças estão muito empolgados neste início dos trabalhos na escola”, disse Alexandro Martins, analista de projetos do Instituto Compartilhar e coordenador dos núcleos do estado de São Paulo.  

Os parceiros do projeto Vôlei em Rede – núcleos Campinas/SP são: Prefeitura Municipal de Campinas, Stone, ArcelorMittal, CPFL Energia, Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo de Esporte, além do Vôlei Renata e o apoio da Sanasa.