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Com início no meio do mês de maio, a série de encontros Tempo Técnico contou com professores dos núcleos Campinas/SP, Itu/SP, Lagoa Santa/MG, Natal/RN e Rio/RJ e proporcionou excelentes trocas de experiência com os coordenadores. As reuniões tiveram como objetivo esclarecer dúvidas sobre a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, bem como o uso do caderno pedagógico dos professores para embasar as aulas. Reunidos em pequenos grupos com assuntos específicos, os professores conversaram entre si e com os coordenadores. O processo teve início muito antes dos encontros começarem, quando os professores foram instigados a responder a um questionário sobre dificuldades/dúvidas e sugestões sobre a Metodologia. O cronograma foi estipulado baseado nas datas compatíveis disponíveis de cada professor, além das dúvidas em comum, que tiveram suas respostas construídas com base em explicações didáticas e eficientes dos coordenadores. A analista de projetos Ana Elisa Caron explica a importância do Tempo Técnico para o desenvolvimento do trabalho dos professores: “O interessante sobre o Tempo Técnico é a possibilidade de olhar com mais atenção para detalhes que são super relevantes no conjunto da Metodologia, mas, que, às vezes, durante a rotina não conseguimos, e também a troca de ideias e alternativas para solucionar dificuldades dos alunos. Muitas vezes os próprios professores conversando encontram as soluções somente com a mediação da coordenação”. [caption id="attachment_11975" align="aligncenter" width="1024"]grupos reduzidos auxiliam na compreensão, interação e deixam o ambiente mais confortável para os participantes Grupos reduzidos auxiliam na compreensão, interação e deixam o ambiente mais confortável para os participantes[/caption] As reuniões serviram, também, para ajustar o caderno de atividades pedagógicas e de valores para uma versão mais atual e dinâmica. Segundo a analista de projetos Kátia Keller, ouvir o que os professores têm a dizer sobre as atividades e o dia a dia das aulas, além de vê-los compartilhar estes assuntos com os colegas, ajuda no desenvolvimento contínuo dos processos teóricos da coordenação. Com base em dados coletados e nas novas demandas, elogios e ponderações apontados durante os encontros, é possível aperfeiçoar continuamente e com mais precisão as atividades ofertadas aos alunos e alunas dos projetos. O caderno pedagógico é um item extremamente importante para que as aulas corram da melhor maneira possível: “ele não sai do meu lado em todos esses anos de projeto!” comentou o professor do Núcleo Penha – Rio/RJ, o professor Fernando Mattos, durante a reunião com professores de Natal/RN e Lagoa Santa/MG. O Tempo Técnico foi importante para a continuidade do desenvolvimento dos professores dentro da Metodologia Compartilhar, de forma a tirar dúvidas e acrescentar às aulas, com continuidade para o mês de junho. O objetivo de misturar professores de diversos núcleos diferentes foi o que marcou as reuniões online, além das imersões no caderno pedagógico e revisão de atividades para cada uma das categorias de Minivôlei. Os encontros aconteceram durante cerca de 1 mês e fazem parte das atividades realizadas durante o período de paralisação pelo COVID-19. Foto: Divulgação IC. Parceiros Institucionais: Uptime, Stone, Sextante e Delírio Tropical.