Área restrita SIGIC

21/07/2023

O Encontro dos Professores dos Núcleos Interior do projeto Vôlei em Rede Paraná reuniu, nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), docentes e coordenadores que atuam nos núcleos do estado. Realizado na sede do Núcleo Central – Curitiba, que fica no Campus da Secretaria de Estado do Esporte, a programação faz parte da formação continuada do Instituto Compartilhar para manter a qualidade do ensino do esporte com valores tão importantes para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. 

A abertura do Encontro, na quinta pela manhã, contou com a presença de Walmir da Silva Matos e Clésio Prado da Secretaria de Esporte (SEES-PR) e Sheila Regina Santana, técnica pedagógica do Departamento de Programas para Educação Básica (SEED-PR), além de Luiz Fernando Nascimento, gerente executivo do Instituto Compartilhar. 

“Encontrar presencialmente os colegas e coordenação do projeto Vôlei em Rede foi enriquecedor. Pudemos compartilhar experiências e estabelecer diretrizes para o trabalho no próximo semestre. Sempre com o objetivo de enriquecer a prática pedagógica no trabalho técnico e tático e também com o desenvolvimento de valores focando além da prática esportiva, na formação da cidadania”, disse a professora Simone Pastorello do Núcleo Pato Branco.

Com momentos para aprendizado teórico e dinâmicas com práticas de aula, os professores se atualizaram quanto a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol e trouxeram situações enfrentadas em aula para ser discutidas com os demais e com os coordenadores do projeto. “Foi um momento muito importante para minha aprendizagem, ótimo para o meu currículo e gostei muito do feedback que recebi. Gostaria que tivesse mais capacitações como essa”, contou Sueli Alves Pinheiro Correa do Núcleo Cornélio Procópio. 

Entre os temas trabalhados com os professores estavam as atividades de promoção aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU, na qual o Instituto Compartilhar é signatário desde 2018. “A discussão sobre as ODS foi fundamental não apenas para a compreensão e maior clareza sobre o conteúdo em si, mas principalmente porque representou um momento único de planejar o desenvolvimento de ações pontuais que apliquem as ODS em nossas aulas de forma que efetivamente conscientizem nossos alunos dentro desse tema”, explicou Cassia Graciotto, professora do Núcleo Guaratuba.

O aprendizado quanto aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável deve fazer parte do planejamento das aulas e atividades planejadas pelos professores, incentivando os alunos a refletirem e repensarem suas ações em quadra e no dia a dia. “O tema dos 17 ODS foi importante. Estamos saindo renovados, motivados e com inúmeras atividades para aplicar com os alunos em nossos núcleos”, completou a professora Vilma do Núcleo Ponta Grossa.

O Encontro foi realizado pelo Instituto Compartilhar em parceria com as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte e proporciona aos professores da rede estadual de ensino que fazem parte do projeto Vôlei em Rede um ambiente de aprendizado, trocas de experiências e novas ferramentas para potencializar o ensino do voleibol com competências socioemocionais e valores, fundamentais para a formação de seres humanos mais saudáveis e ativos na sociedade. “A capacitação foi excelente, atingiu as expectativas e a troca de experiências foi sensacional. A possibilidade de trocar ideias e vivências com outros professores foi incrível. É preciso agradecer os coordenadores Tatiana Ribas e Josmar Coelho pela competência e responsabilidade em comandar essa capacitação. Que venham as próximas”, contou Daniele Simone Rorbacker do Núcleo Campo Largo.

Aprendizados que serão aproveitados pelos professores no planejamento das aulas do projeto Vôlei em Rede já no segundo semestre desse ano. “Saímos com as energias renovadas, ideias fervilhando e ansiosos para colocar em prática todas às sugestões e variações de atividades que vivenciamos nesses dois dias de encontro. Foi fantástico discutir práticas sustentáveis e a possibilidade de um mundo melhor, porque somos importantes mesmo sem à bola! Gratidão e que venham novas oportunidades de crescermos juntos", disse o professor Márcio Alessandro Osínski da Silva do Núcleo Guarapuava. 

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná, Itaú, Colégio Positivo, ArcelorMittal, B3, Klabin, Stone, Bosch, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C Electric Brasil, Servopa, Sysmex, Arotubi e Schattdecor, via Lei Federal de Incentivo de Esporte do Ministério do Esporte.