Área restrita SIGIC

10/07/2024

O fim do semestre foi muito celebrado pelos alunos do projeto Vôlei em Rede no Rio de Janeiro/RJ. Ao todo, foram sete eventos e festividades que aconteceram nos dias 05, 08 e 10 de julho nos núcleos Guadalupe, Marechal Hermes, Ramos, Ricardo de Albuquerque, Quintino e Vigário Geral.

Em cada ocasião, a garotada pôde aprender mais sobre valores de cidadania trabalhados em aula, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 – Saúde e Bem-Estar, 4 – Educação de qualidade e 5 – Igualdade de Gênero. Também participaram de lanches comunitários e, claro, jogaram muito vôlei.

“É muito lindo ver o engajamento e o comprometimento dos alunos nas atividades do projeto é muito grande e isso traz muitos frutos positivos, como essas festas e eventos de encerramento do semestre em que todos os alunos se engajam por um objetivo comum, que é celebrar o esporte e os valores trabalhados nas aulas”, disse o coordenador dos núcleos do projeto Vôlei em Rede no Rio de Janeiro, Gabriel Jungles.

No Núcleo Guadalupe, crianças e adolescentes fizeram uma pesquisa sobre a história do vôlei e os países que participarão dos Jogos Olímpicos de 2024. Eles confeccionaram cartazes e discutiram os valores de autonomia e de responsabilidade, jogaram partidas de vôlei e participaram de um lanche comunitário, no dia 5 de julho. “Nesse dia eu aprendi que é muito importante todo mundo competir, aprender a perder e também a ganhar, sem tirar o mérito do outro”, disse Isaque de Souza Costa, de 14 anos, aluno da Categoria Vôlei no Núcleo Guadalupe/RJ.

Na Escola Municipal Oswaldo Teixeira, onde funciona o Núcleo Quintino, foi realizado, no mesmo dia (5 de julho) um torneio de minivôlei envolvendo todas as turmas do ensino fundamental. Eles também participaram de atividades que trabalharam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3, 4 e 5.

Ao final, todos receberam medalhas de participação que foram fornecidas pelo Instituto Compartilhar, e as equipes campeãs ganharam um troféu elaborado pelos próprios alunos na impressora 3D do laboratório de informática da escola. “Eu gostei muito de participar do evento, que foi muito bem organizado pelo professor Rodrigo. Também gostei de participar do interclasse de vôlei que é meu esporte favorito, foi a primeira vez que participei de um festival desse e minha experiência foi incrível”, contou Beatriz Alves, de 15 anos, aluna da Categoria Vôlei no Núcleo Quintino/RJ.

Também no dia 5 de julho, o professor Felipe Monteiro, do projeto Vôlei em Rede no Núcleo Vigário Geral, organizou uma festa julina com um correio elegante em que os alunos enviaram homenagens e mensagens positivas aos seus professores. Os textos foram lidos para todos da escola que no fim celebraram com divertidos jogos de vôlei e um lanche coletivo.

Já o Núcleo Ricardo de Albuquerque comemorou o encerramento do semestre em duas oportunidades. A primeira foi no dia 5 de julho com a festa julina da Escola Municipal Alexandre Farah, onde acontecem as aulas do núcleo. Os alunos do projeto ficaram responsáveis pela decoração, barraca da pescaria e do “correio de valores” em que o público podia enviar mensagens de carinho usando os temas trabalhados no projeto Vôlei em Rede: cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia.

A segunda celebração aconteceu no dia 8 de julho e envolveu um festival de vôlei com as categorias Mini 3x3 e Mini 4x4 e um bate-papo importante sobre a alimentação saudável, que trabalhou o ODS 3. Na ocasião, os alunos ainda participaram de um piquenique com frutas.

“O vôlei tem sido uma fonte constante de mudança e crescimento em minha vida. Desde o momento em que peguei a bola e entrei em quadra pela primeira vez, esse esporte se tornou muito mais do que apenas um jogo para mim. Ele se transformou em uma paixão, em uma fonte de desafios e aprendizados que têm impactado profundamente quem eu sou e como vejo o mundo”, disse Izabela Costa, de 14 anos, aluna da Categoria Vôlei no Núcleo Ricardo de Albuquerque/RJ.

Ela ainda destacou que o esporte lhe deu a oportunidade de se conectar consigo e com seus colegas. “A sensação é de pertencer a algo maior, de fazer parte de um time unido em busca de um objetivo comum, é algo que me inspira e motiva a continuar evoluindo e superando limites. O vôlei me ensinou valores fundamentais, me proporcionou experiências inesquecíveis e me ajudou a crescer como atleta e como pessoa”, contou.

Assim como no núcleo anterior, na Escola Municipal João Barbalho, onde acontecem as aulas do Núcleo Ramos, os alunos ficaram responsáveis pela decoração da festa julina que aconteceu no dia 8 de julho. Eles participaram de ações específicas que trabalharam os valores do projeto Vôlei em Rede.

“Queria parabenizar a professora Patrícia Monteiro pela ação do Vôlei em Rede, que proporciona oportunidades únicas aos nossos alunos. A cada evento, eles ficam deslumbrados com o que veem, os nossos ex-alunos voltam à escola, devido ao impacto positivo que o projeto tem na vida deles”, avaliou o Diretor da escola, Eldo Marcelino Fagundes.

Por fim, no dia 10 de julho, o Núcleo Marechal Hermes organizou jogos de vôlei entre categorias e um lanche compartilhado. No final do dia todos participaram de um sorteio de copos personalizados e decorados com os valores humanos honestidade, superação e amizade.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Stone, Absoluto Partners e SH, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.