Área restrita SIGIC

06/07/2023

Para marcar o encerramento do primeiro semestre de 2023, os núcleos Cianorte e Central Curitiba do projeto Vôlei em Rede no Paraná realizaram, no início do mês julho, eventos para lá de especiais. As atividades promoveram a integração entre as turmas com brincadeiras e jogos de vôlei, deixando os alunos, pais e professores com o gostinho de quero mais para a segunda metade do ano.

Em Cianorte, os alunos e seus familiares também participaram de jogos de futebol, pebolim e tênis de mesa. O lanche contou com pipoca e pastel, que foram oferecidos pelo Colégio Estadual Igléa Grollmanm, onde acontecem as aulas do projeto.

“Foi um dia bem movimentado, conseguimos encerrar o semestre com muita alegria e diversão. A diretoria da escola mais uma vez se mostrou muito parceira e, além de oferecer lanche para a garotada, também disponibilizou alguns professores para ajudar na organização das atividades. Encerro as aulas do semestre com a sensação de dever cumprido”, contou o professor do Núcleo Cianorte, Jose Carlos Bisarri.

Já no Núcleo Central Curitiba, a celebração foi realizada em dois dias (5 e 6 de julho) para integrar todas as turmas e teve como tema “Festa Julina”. Com muitas brincadeiras, roupas e comidas típicas, pais e alunos puderam se divertir e, claro, jogar vôlei. 

“Ao participar deste evento, acompanhando minha filha Giovana, pude observar uma interação harmoniosa entre os pequenos atletas, instrutores e pais que estavam presentes no dia. A atmosfera criada pela Festa Julina proporcionou uma grande confraternização, fazendo com que as atividades e treinamentos aplicados no dia a dia se tornassem um fechamento de um semestre, possibilitando a todos igual participação, tanto nos jogos como na partilha dos alimentos, que por sua vez se tornou um banquete Junino. Como pai, estou plenamente convicto de que minha filha está animadíssima a continuar participando deste belíssimo projeto”, contou Adriano Kleina, pai da aluna da categoria Mini 2x2, Giovana A. Kleina, de 9 anos.

Atividade que também foi observado por outra perspectiva pela ex-aluna e agora estagiária do projeto, Bruna Simeão. “O dia foi incrível e me lembrou os velhos tempos que participava da festa junina do projeto como aluna. Estar aqui hoje como estagiária e fazer parte da organização desta festa me permite entender o que cada criança está sentindo”, disse.

Para ela, as aulas do projeto foram importantes para sua formação e impactaram significativamente sua vida. “A minha trajetória no projeto e a relação com toda a equipe, o carinho no qual nós alunos éramos tratados, sempre foi o diferencial. Hoje em dia, curso bacharelado em Educação Física e tive o privilégio em poder voltar ao projeto e vivenciar o outro lado, como professora. Está sendo uma experiência enriquecedora e bastante emocionante”, disse. 

Um novo ponto de vista sobre o esporte e o projeto que continuam contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional. “O processo de ensino-aprendizagem é bem desafiador, mas aqui aprendemos diversas formas de adaptar e ressignificar situações, para que os alunos tirem o melhor proveito dos momentos vividos. É nítido os esforços de toda a equipe para formar não apenas jogadores de voleibol, mas pessoas de valores que sejam respeitosas, que cooperam, que sejam responsáveis e autônomas. Além disso, vejo o projeto como uma oportunidade de tentar fazer a diferença na vida de cada aluno, assim como ele fez na minha”, explicou.

São parceiros do projeto Vôlei em Rede no Paraná: Governo do Estado do Paraná, Itaú, Colégio Positivo, ArcelorMittal, B3, Klabin, Stone, Bosch, Supermercados Condor, Cimento Itambé, Rumo, Unimed Curitiba, S&C Electric Brasil, Servopa, Sysmex, Arotubi e Schattdecor, via Lei Federal de Incentivo de Esporte do Ministério do Esporte.